O Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), divulgou no Diário Oficial nº 5974 dessa sexta-feira, 26, a lista definitiva com os nomes dos artesãos e entidades representativas classificados para participarem da 21º Feira Nacional dos Negócios do Artesanato (Feneart). Foram classificados dois artesãos individuais e cinco entidades representativas.
Além do capim dourado e das peças indígenas, serão levados para feira osartesãos e entidades que utilizem na produção das peças artesanais tipologias a partir semente, fibra, cabaça, casca vegetal, fruto e madeira, capim e fibra, cerâmica, palha, miçanga, madeira e fruto.
Na categoria artesão individual, foram selecionados os artesãos Marcio Bello dos Santos (Porto Nacional) e Durvalina Ribeiro de Sousa (Palmas). Na modalidade entidades representativas, foram classificadas o Centro Cultural Kájre (Goiatins), Associação Dourada (Novo Jardim), Casa de Cultura Karajá (Ilha do bananal), Associação Comunitária dos Artesãos e Pequenos Produtores de Mateiros (Mateiros), Associação Dianopolina de Artesãos (Dianópolis).
A 21ª edição da Fenearte ocorre de 10 a 19 de dezembro deste ano, no Centro de Convenções de Pernambuco. A feira homenageia o Movimento Armorial idealizado por Ariano Suassuna há 51 anos. A campanha gráfica mostra figuras iconográficas dos traços de Zelia Suassuna, que este ano completa 90 anos, e destaca o cinquentenário do romance A Pedra do Reino.
A edição da feira celebra também o reconhecimento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), por meio do prêmio Rodrigo Melo Franco, como uma iniciativa de preservação do patrimônio cultural imaterial, reconhecimento importante por valorizar e difundir os saberes tradicionais.
Em 2019, a maior feira de artesanato da América Latina recebeu 5 mil expositores que ocuparam 800 espaços numa área de 30 mil m². Com investimento de R$ 5,5 milhões e geração de cerca de 2,5 mil vagas de empregos temporários, o evento movimentou cerca de R$ 45 milhões ao longo de 12 dias e recebeu um público estimado em 300 mil pessoas.
AFenearte é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Agência de Desenvolvimento de Pernambuco e da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.