Sexta, 29 de Março de 2024
17°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

BRDE Paraná

Garantia do BRDE possibilita a captação de recursos de cooperativa no mercado financeiro

Emissão de Certificados de Recebíveis do Agronegócio foi coordenada em conjunto pela Eco Securitizadora e Banco Alfa. Objetivo é custear atividades...

12/11/2021 às 16h05
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
© BRDE
© BRDE

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) emitiu sua primeira garantia voltada ao mercado de capitais nesta semana. O banco foi o garantidor do grupo Ecoagro (que atua como elo entre a cadeia produtiva do Agronegócio e o mercado de capitais), em um valor total de R$ 70 milhões em Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRA) com emissão coordenada em conjunto pela Eco Securitizadora e Banco Alfa. 

A operação conta com lastros cedidos pela Integrada Cooperativa Agroindustrial. Esta captação tem como objetivo financiar as atividades da Integrada relacionadas à comercialização de insumos agrícolas junto aos seus cooperados.

Essa foi a 119ª emissão da empresa de securitização do grupo Ecoagro e os CRAs têm prazo de 5 anos. A participação do BRDE como garantidor foi fundamental para o sucesso da operação, e cria mais uma alternativa para as cooperativas e demais empresas do setor agro da Região Sul.

Os Certificados de Recebíveis do Agronegócio (CRAs) são títulos de renda fixa lastreados em recebíveis originados de negócios entre produtores rurais (ou de suas cooperativas). Os CRAs cobrem financiamentos ou empréstimos relacionados à produção e comercialização de produtos, insumos agropecuários e máquinas utilizados na produção agropecuária.

“Há pelo menos dois anos o BRDE estudava a participação neste mercado. Temos papel fundamental para alongar a curva de retorno dos recursos e queremos alavancar mais operações, notadamente com empresas cooperativas”, disse Wilson Bley Lipski, diretor-presidente do BRDE.

Ele destaca que o banco é um dos principais financiadores de projetos do agronegócio na Região Sul. “As maiores cooperativas do Brasil estão na nossa base de clientes, o que faz do banco um grande conhecedor do setor. Temos longa experiência garantindo empreendedores e, agora, também na garantia de papéis que servem de lastro para o mercado de capitais”, afirmou Bley.

“Diante de um cenário econômico desafiador, tivemos a oportunidade de assegurar um recurso de longo prazo”, disse o gerente financeiro da Integrada, Alfredo Freire Neto. “Com essa emissão, a Integrada ingressa no mercado de capitais e dá um passo importante para acessar uma nova fonte de financiamento, alongar o perfil da dívida e fomentar o crescimento da Cooperativa. Expressamos nossos agradecimentos aos participantes, ressaltando a parceria de longa data com o BRDE e a experiência fundamental da Ecoagro no mercado de CRA.”

Para Milton Menten, diretor executivo da Ecoagro, a modalidade de CRA Garantido vem se mostrando uma eficiente ferramenta de acesso do setor produtivo ao mercado de capitais, com benefícios significativos a todos os participantes. “Com certeza, esse é o primeiro CRA de muitos que a Ecoagro emitirá em parceria com o BRDE”, afirmou.

Segundo Augusto Martins, diretor de Corporate e Investment Banking do Alfa, a instituição vem cada vez mais aumentando sua exposição no setor agro, com ênfase na região Sul. “Nessa região coordenamos, também em conjunto com a Ecoagro o bem-sucedido e inédito CRA Garantido da Cotrijal, que contou com a garantia do BNDES na série mezanino. Assim como esta nova emissão que realizamos para a Integrada Cooperativa Agroindustrial, em conjunto com o Ecoagro e o BRDE, reafirmamos o nosso propósito de seguir inovando em operações deste segmento no mercado de capitais brasileiro para levar soluções pioneiras e diferenciadas aos clientes e, também, contribuir com o crescimento deste setor, que é importante para a economia do País”, explicou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 05h05 - Fonte: ClimaTempo
17°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias