O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, elogiou as propostas do presidente chinês, Xi Jinping, sobre a defesa de um consenso multilateral, o foco em ações concretas e a aceleração da transição verde para lidar com as mudanças climáticas globais.
Guterres fez comentários na segunda-feira em conversa com Xie Zhenhua, representante especial de Xi, e Zhao Yingmin, chefe da delegação chinesa na COP26 e vice-ministro da Ecologia e Meio Ambiente.
Guterres espera que a delegação chinesa, como sempre, dê o máximo para influenciar a COP26, intensifique a comunicação e a coordenação com todas as partes e contribua para o sucesso do evento.
Os dois lados também trocaram opiniões sobre questões que incluem o fortalecimento de cooperação pragmática entre todas as partes, a promoção da transição verde, o aumento de confiança mútua política entre o Sul e o Norte, o cumprimento das promessas de apoio financeiro e técnico aos países em desenvolvimento e o trabalho conjunto para lidar com as mudanças climáticas.