Contemplado pela Lei Aldir Blanc, executada pela Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) e pelo Governo Federal, Ministério do Turismo, Secretaria Especial de Cultura e Fundo Nacional de Cultura, o projeto Arte e Inovação edição Tocantins abre nesta sexta-feira, 5, a série de lives que pautam diversos de temas sobre as artes visuais, audiovisual, teatro, dança, produção cultural, gestão pública na área da cultura, quadrinhos entre outras áreas ligadas à produção artística e cultural no Estado do Tocantins.
O projeto, que ocorre entre 5 de novembro e 20 de dezembro, terá transmissão ao vivo, a partir das 19 horas, pelo canal do YouTube, do doutorando em Artes e programador visual da Universidade de Brasília (UnB), Rodolfo Ward. Acesse pelo link:https://youtu.be/iYy2aE4VIL4.
Entrevistando vários artistas e produtores culturais do Tocantins, a iniciativa faz parte da continuação do projeto Arte e Inovação em Tempos de Pandemia realizado com financiamento da UnB, da Secretaria de Economia Criativa do DF e da Media Lab/BR. As inscrições para participarem do projeto, que emitirá certificação aos ouvintes, podem ser feitas pelo Instagram @rodolfo_ward.
De acordo com o presidente interino da Adetuc, Jairo Mariano, pensar a cultura de forma transversal é construir diálogos que possibilitem uma análise sobre o que está sendo produzido e como os artistas, os produtores culturais.“Esse tem sido o olhar do Governo do Estado, de construir e permitir que esses espaços sejam disseminados, pois através deles e juntamente com os artistas, podemos formular políticas e métodos que garantam uma ampliação e acessibilidade da arte. Desta forma, lives como essas se tornam salutares para a reflexão do papel da arte e da cultura na sociedade tocantinense”, finalizou Jairo Mariano.
Confira o cronograma de lives
5 de novembro – Geuvar Oliveira (A história dos Quadrinho no Tocantins);
6 de novembro – Bianca Alencar (Arte e Educação no Tocantins);
7 de novembro – Cícero Belém (Teatro e as novas perspectivas do mundo digital);
8 de novembro – Nível Côrrea (Produção Audiovisual e Teatro no Tocantins);
9 de novembro – Luciana Andratino (Fotografia, Escrita e Mediação);
12 de novembro – Núbia Dourado (Produção e Promoção Cultural do Estado do Tocantins);
14 de novembro – Lívia Iwasse (Gestão Pública Municipal: Palmas para Cidade Criativa);
18 de novembro – Vone Petson (Galerias de Arte, antes e pós-pandemia);
20 de novembro – Montanari Antunes (Processo Criativo em Artes Visuais);
25 de novembro – Irenides Teixeira (Fotografia e Psicologia);
27 de novembro – Julia Ohara (Produção Autoral na Fotografia);
28 de novembro – Wertemberg Nunes (Cultura Ancestral Tocantinense).