Alunos de escolas de zonas rurais do município de Araguaína, no norte do Estado, recebem até esta sexta-feira, 29, o projeto Contos em Cada Canto, que leva apresentações culturais para escolas públicas das áreas da Fazenda Bavisa, Povoado Pilões, Povoado Brejão, Assentamento NPA, Projeto Alegre, Barra da Grota, Povoado Gurgueia, Costa Esmeralda e Água Amarela. O projeto conta com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), e foi contemplado pela Lei Aldir Blanc Tocantins.
O Contos em Cada Canto foi voltado ao público infantil e oferece apresentação com música e teatro de dois contos, de autoria também de Luiz de Lima Navarro. “No Meu Tempo se Brincava Assim” e “O Barquinho que não Podia Navegar”. O primeiro conto faz um resgate das brincadeiras e cantigas populares e conta a história de crianças que, em meio a violência das ruas, acabam por não vivenciar aquelas brincadeiras de outrora, sendo obrigadas por vezes a ficarem presas em suas casas sem o contato com universo lúdico que essas brincadeiras permitem.
Já segundo conto é um “apelo” quanto aos cuidados da preservação dos rios e narra a história de um barquinho que não consegue exercer exatamente o seu ofício, navegar, fazendo assim uma analogia ao cotidiano humano, quando nos vemos diante das barreiras impostas pelas intempéries da vida.
A expectativa da organização é de que o projeto atenda, em média, 400 crianças da rede de ensino da zona rural. As apresentações se iniciaram na segunda-feira, 25. Além de Navarro, as apresentações contaram com a participação dos músicos Nice Albano e Zé Caetano, e dos atores João Pedro Albano e Tatiane Breve.
“O projeto é de grande valor para formação cultural das crianças e conscientização para preservação da natureza”, destacou o presidente interino da Adetuc, Jairo Mariano.