Com apoio do Governo do Tocantins, por meio da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), o artista visual Antônio Netto lança nesta quarta-feira, 27, às 19h30, o catálogo das obras da trilogia “Da Superfície… Ao Mergulho… Em Si…” de sua autoria, que segue exposta até o dia 30 de outubro, na GaleriaMunicipal de Artes do Espaço Cultural José Gomes Sobrinho, em Palmas. A galeria fica aberta ao público das 8 da manhã às 19 horas.
O evento reúne convidados arquitetos e designers de interiores. “Muitos dosmeustrabalhos lembram uma planta baixa, as linhas retas, a organicidade urbana. Não é uma coisa proposital, mas tem a ver com meu gosto pelas formas, pela arquitetura mesmo”, frisa Antônio Neto.
A mostra reúne desenhos, pinturas e objetos de várias técnicas como acrílica, pastel, bico de pena, técnica mista e um pouco de grafite e traz o trabalho do artista nos últimos sete anos exposto em três etapas. A primeira etapa “Da Superfície…” tem cores vibrantes e traz traços geométricos precisos, exatos, disciplinados que caracterizam o racional; na segunda etapa “Ao Mergulho…” as formas se tornam mais orgânicas, mais livres e as cores mais densas e fortes caracterizam o inconsciente, o profundo. Na terceira e última parte da trilogia “Em Si…” o artista se permite ultrapassar limites e experimentar o tridimensional em objetos e desenhos que trazem os resultados de anos de estudos.
“A obra do artista propõe um elo importante entre arquitetos e designers dos artistas visuais e a sociedade tocantinenses”, enfatiza o presidente da Adetuc, Jairo Mariano.
O projeto foi contemplado pela Lei Aldir Blanc Tocantins, e tem a curadoria de Elsa Paranaguá Elvas e produção executiva de Regina Reis - R&Gi Produções Artísticas.
O artista
Antônio Nettoé paraibano de João Pessoa e mora no Tocantins desde agosto de 1996. Autodidata, participou de várias exposições artísticas, em Palmas, São Paulo, João Pessoa e outras capitais brasileiras. Trabalhou como gestor cultural do Estado e atuou na iniciativa privada e nos governos municipal, estadual e federal, além de professor de artes com projetos desenvolvidos em galerias particulares e públicas.