Segunda, 18 de Março de 2024
22°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Cultura Piauí

Entrega de Medalha do Mérito Renascença marca o Dia do Piauí em Parnaíba

Governador Wellington Dias homenageou 31 pessoas que contribuem para o desenvolvimento do Estado. Ele também participou de um culto de ação de graças no município

19/10/2021 às 09h50
Por: Redação Fonte: Secom Piauí
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Secom Piauí
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Nos 199 anos de celebração da adesão do Piauí à Independência do Brasil, o Governo do Estado realizou, nessa segunda-feira (18), em Parnaíba, um culto em Ação de Graças na Igreja Evangélica El Shaday e a cerimônia de Outorga da Ordem Estadual do Mérito Renascença do Piauí, no Complexo Porto das Barcas, onde foram homenageados homens e mulheres que transformam a vida de piauienses e contribuem para o desenvolvimento do Estado.

Ao todo foram 31 homenageados com a Medalha do Mérito Renascença, a mais alta comenda do Estado, da qual o Grão-Mestre é o governador do Estado do Piauí. A medalha é oferecida nos graus Grande Colar, Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro. Tem um alinhamento hierárquico inspirado na Legião de Honra, principal comenda francesa.

Dentre os homenageados estava Robson Reis, que representa o grupo cultural Rei da Boiada. O coreógrafo e pajé do grupo disse se sentir muito emocionado com a homenagem. “Essa é uma homenagem maravilhosa ao nosso grupo. Faz com que a cultura do Piauí permaneça e cresça. Estou tão emocionado que perco até as palavras”, disse.

Outro homenageado foi o segundo-tenente do Corpo de Bombeiros, Felipe Lima. “Uma honra receber essa honraria pelos serviços prestados à corporação. Estou me dedicando muito aos incêndios florestais que acontecem ao longo do Piauí e também ao período de chuva, pois são duas áreas q

Entrega de Medalha do Mérito Renascença marca o Dia do Piauí em Parnaíba
Foto: Reprodução/Secom Piauí
ue eu me especializei. Sou especialista em salvamento aquático e também em incêndios florestais, formado no Mato Grosso. Fui indicado pelo comandante-geral, coronel J. Reis, e para mim é uma grande emoção, pois é o início de uma carreira que já venho há um bom tempo batalhando. Estou muito emocionado e só tenho a agradecer a Deus, a minha família e ao comandante J. Rego pela indicação. Espero que daqui venham mais honrarias de acordo com meu trabalho e dedicação”, comentou.

Na oportunidade, o governador Wellington Dias explicou por que todo ano faz questão de relembrar o que significa a participação do Piauí na Independência do Brasil . “Foi aqui em Parnaíba que ocorreu um ato que deu início a todo o processo da Independência do Piauí. Éramos para ser colônia de Portugal, mas graças a esse ato comandado por Simplício Dias, João de Deus, Leonardo Castelo Branco e muitos heróis e heroínas que tiveram a coragem de dar um grito de independência, nós vencemos”, comentou.

Entrega de Medalha do Mérito Renascença marca o Dia do Piauí em Parnaíba
Foto: Reprodução/Secom Piauí

Para Dias, o fato do piauienses terem se mobilizado pela independência é motivo de orgulho. “Quando os piauienses disseram: ‘nós queremos ficar integrados com o Brasil’, há documentos que comprovam isso. E Parnaíba se revela um polo importante a partir daí. Esse gesto já encorajou a montagem do primeiro governo, já permitiu que a gente tivesse, inclusive, logo depois esse enfrentamento, lá no Jenipapo. Cada um de nós piauienses devemos ter muito orgulho do que aconteceu aqui. Por isso que a cada ano eu volto para que tenhamos a consciência que não foi aquele levantar de espada lá no Ipiranga que resolveu tudo, teve uma batalha que foi enfrentada e o nosso povo do Piauí e da Parnaíba fazem parte dessa vitória”, disse o chefe do executivo piauiense.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 21h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 31°

Ter 33°C 21°C
Qua 33°C 20°C
Qui 31°C 19°C
Sex 24°C 16°C
Sáb 18°C 16°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias