Domingo, 05 de Dezembro de 2021
30°

Pancada de chuva

Nova Cantu - PR

Cultura Distrito Federal

Conselho de Cultura lança edital para novo triênio dos conselhos regionais

Certame prevê escolha de representantes para as regiões de Arniqueira, Candangolândia, Lago Norte, Lago Sul, SIA, Sudoeste/Octogonal e Taguatinga

18/10/2021 às 20h35
Por: Redação Fonte: Secom DF
Compartilhe:

O Conselho de Cultura do Distrito Federal (CCDF) convoca novas eleições para a escolha de oito conselheiros regionais, com o intuito de compor o triênio 2022/2025. O edital foi publicado nesta segunda-feira (18), noDiário Oficial do Distrito Federal (DODF). O certame prevê a escolha de representantes para as regiões administrativas de Arniqueira, Candangolândia, Lago Norte, Lago Sul, SIA, Sudoeste/Octogonal e Taguatinga.

“Trabalhar em um conselho regional de cultura é deliberar, defender e lutar pela identidade cultural da sua região, em um formato inédito e de construção coletiva”Aline Maria, conselheira de cultura do CCDF

Com o período de inscrições de 18 de outubro a 16 de novembro de 2021, o processo, deliberado junto ao CCDF, foi especialmente desenvolvido para atendimento às premissas de participação social, cumprindo os princípios jurídicos e administrativos exigidos pela Lei Orgânica da Cultura (LOC).

Inscreva-se e confira o passo-a-passo

Nesse sentido, o CCDF atua em esforço para que os agentes culturais de todas as regiões administrativas possam participar do processo de seleção dos novos colegiados. As eleições serão realizadas de modo on-line entre os dias 3 e 17 de janeiro de 2022.

Conselhos regionais de cultura

O colegiado é composto por nove membros, em que oito são representantes da sociedade civil com atuação na área cultural e um que atue como líder comunitário de cultura. Para concorrer às vagas, os interessados precisam comprovar atuação por meio da apresentação de currículo, portfólio e ter 18 anos ou mais no dia da posse.

A conselheira de cultura do CCDF Aline Maria considera fundamental a mobilização para compor os colegiados regionais, começando pelo trabalho das lideranças culturais, gerentes de cultura e pontos focais dentro de cada macrorregião, incluindo campanhas diferenciadas. “Trabalhar em um conselho regional de cultura é deliberar, defender e lutar pela identidade cultural da sua região, em um formato inédito e de construção coletiva”, defende.

Como participar

Para realizar a inscrição, os interessados deverão preencher osformulárioscom as informações solicitadas a partir da 0h do dia 18 de outubro até as 23h59 do dia 16 de novembro de 2021.

O formulário de Inscrição de Candidatura, Formulário de Votação, a Declaração de não Ocupação de Cargos na Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, o modelo de Declaração de Residência e de Declaração de Ciência estão disponibilizados eletronicamente no site do CCDF.

Não poderão efetuar inscrição agentes culturais que exerçam cargos efetivos ou de livre nomeação e exoneração na Secec, ou em qualquer administração regional do Distrito Federal. Também está impedido de participar o servidor ocupante de cargo de livre nomeação e exoneração em gabinetes parlamentares e de lideranças partidárias.

Documentação necessária

No ato da inscrição, devem ser enviados, em formato PDF ou similar, os seguintes documentos:

* Cópia simples do documento de identificação oficial com foto, para provar que tem 18 anos ou mais;
* Cópia simples de comprovante de residência ou de declaração de residência, comprovando que mora no DF há dois anos ou mais;
* Declaração de que não é servidor efetivo ou detentor de cargo em comissão ou função de confiança na Secretaria de Cultura ou em qualquer administração regional do Distrito Federal;
* Declaração de que não é ocupante de cargo de livre nomeação e exoneração em gabinetes parlamentares e em lideranças partidárias;
* Declaração de Ciência.

Acompanhe o cronograma

* Inscrição de candidaturas – 18 de outubro a 16 de novembro;
* Diligências e habilitação das candidaturas válidas – 22 a 26 de novembro;
* Divulgação das candidaturas habilitadas – 1 a 3 de dezembro;
* Recebimento de recursos – 6 a 10 de dezembro;
* Divulgação das candidaturas válidas – 15 a 31 de dezembro;
* Realização das eleições on-line – 3 a 17 de janeiro de 2022;
* Homologação do resultado das eleições – 27 de janeiro a 3 de fevereiro de 2022;
* Publicação dos nomes dos eleitos noDODF– 4 a 8 de fevereiro de 2022;
* Posse web/presencial – 14 a 18 de fevereiro de 2022.

Informações e dúvidas:[email protected]

*Com informações da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias