O fortalecimento do patrimônio urbanístico de Natividade foi destaque durante as comemorações, nessa quinta-feira, 14, dos 34 anos de tombamento da cidade localizada a 220 km de Palmas, conhecida por ser um dos maiores garimpos de mineração do Brasil Colônia, durante o Ciclo do Ouro.
O evento organizado pela Superintendência do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) comemorou o reconhecimento do Conjunto Arquitetônico Urbanístico e Paisagístico de Natividade como patrimônio cultural brasileiro.
Durante a solenidade, que ocorreu de forma híbrida, presencial e on-line, o superintendente de Desenvolvimento da Cultura da Agência de Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc) do Tocantins, Relmivam Milhomem, que na oportunidade representou o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, destacou as parcerias do Governo do Estado com o Iphan com foco na preservação e valorização dos bens culturais existentes em uma das cidades mais antiga do Estado.
"É uma satisfação participar desse momento tão importante. Natividade representa o Tocantins de uma forma única pelos seus aspectos culturais, artísticos, religiosos e arquitetônicos. Debater as novas propostas juntamente com os órgãos governamentais e a comunidade tem sido uma forma da Adetuc de pensar o fortalecimento e a preservação desse patrimônio do povo tocantinense”, ressaltou o superintendente.
A superintendente substituta do Iphan-TO, Cejane Pacini Leal Muniz, frisou que a responsabilidade pela preservação do patrimônio é compartilhada e o Estado tem tido um papel fundamental nesta manutenção. “A partir desse encontro pensamos novas estratégias para o fortalecimento desse patrimônio cultural e que ele seja valorizado pela comunidade e preservado para as gerações futuras”, destacou Cejane Picini.
A programação, que contou com exposições fotográficas, palestras e roda de conversa com o tema Desafios para a preservação do Núcleo Tombado, foi prestigiada por entidades públicas e privadas, além de representantes da comunidade. "Nós ficamos muito satisfeitos com a participação da Adetuc, pois é um reconhecimento da importância do patrimônio para o Governo do Tocantins. Estando aqui a gestão tem uma noção de toda a riqueza do patrimônio patrimonial para o Estado. As expectativas pelas ações do Estado, por meio dessa parceria, são grandes e estamos contentes com esse encontro dos três níveis de governo junto com a comunidade”, afirmou a presidente da Associação Comunitária Cultural de Natividade, Simone Camelo, ao dizer que as ações podem ser realizadas em diversos setores da cultura e turismo.