Uma exposição de fósseis vegetais do Monumento Natural de Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf) integra a programação do 73º aniversário de Filadélfia. A convite da Prefeitura Municipal, a exposição do Monaf, aberta ao público na manhã desta sexta-feira, 8, ocorre na orla da cidade e é uma das atrações da celebração de aniversário do município.
“Estamos muito felizes pela oportunidade de apresentar por meio dessa exposição nossas riquezas culturais e histórias. A exposição é composta de material fóssil vegetal (pteridófitas e gimnospermas) de origem dos afloramentos que compõem o Monumento Natural, com idade entre 252 - 298 milhões de anos”, destaca o gestor do Monaf, Hermísio Alecrim.
Além do prestígio da população, o estande de exposição do Monaf recebeu a visita do prefeito de Filadélfia, David Bento, do deputado federal Tiago Dimas, do deputado estadual Issan Saado e do secretário de Governo Municipal, Dalcivan Coelho.
Monaf
O Monumento Natural de Árvores Fossilizadas do Tocantins (Monaf) é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que possui sítios paleontológicos e arqueológicos onde são encontrados os fósseis de árvores comopteridófitas, esfenofitas, coníferas e cicadáceas. Esses fósseis constituem uma peça-chave do patrimônio científico mundial, tendo enorme importância para estudiosos que investigam florestas, o clima e a ecologia planetária do período Permiano.
O Monaf é uma das unidades de conservação estaduais administradas pelo Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a sede deste monumento está situada em Bielândia, distrito de Filadélfia, região norte do Estado, e abrange uma área de 32.067 hectares de Cerrado. Sua Zona de Amortecimento engloba parte do município de Babaçulândia.
Programação
Além da exposição, a programação de celebração de aniversário do município de Filadélfia começou com a com alvorada de fogos e passeio ciclístico e apresentação de saxofonista. Entre as atrações matutinas, além do momento cívico, também ocorrem ações da saúde, feira de artesanato e apresentação de cantores regionais. No período da tarde, estão previstos ainda inaugurações de prédios públicos, atividades de alongamento corporal, zumba e, a noite, a celebração se encerra com shows.