Quinta, 28 de Março de 2024
19°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Esportes Mato Grosso do Sul

Taekwondo é o primeiro a definir campeões nos Jogos Escolares da Juventude de MS

O taekwondo estreou nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul e foi o primeiro a definir os campeões na etapa de 15 a 17 anos, neste s...

26/09/2021 às 19h10
Por: Redação Fonte: Secom Mato Grosso do Sul
Compartilhe:
Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

O taekwondo estreou nos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul e foi o primeiro a definir os campeões na etapa de 15 a 17 anos, neste sábado (25). As disputas foram realizadas na Academia Fábio Costa, em Campo Grande. O maior evento estadual esportivo-escolar é organizado pelo Governo do Estado, por intermédio da Fundação de Desporto e Lazer de Mato Grosso do Sul (Fundesporte), com apoio da Companhia de Gás (MSGÁS) e Empresa de Saneamento do Estado (Sanesul).

Duas lutas movimentaram os tatames, uma em cada gênero. O título foi decidido no sistema “melhor de três” combates. Foram inscritos cinco atletas (duas meninas e três meninos) de Campo Grande e Três Lagoas. Luiz Felipe Aquino, da capital, representando o Colégio Liceu, nem precisou lutar e venceu por WO na categoria até 63 quilogramas (kg).

No feminino, o embate foi entre Yasmin Silva, da Escola Estadual Rui Barbosa (Campo Grande) e Heloisa Ferreira de Souza, da E.E. Fernando Corrêa (Três Lagoas), na categoria acima de 63 kg. Após as três lutas, vitória por 2 a 1 da campo-grandense. Assim que deu o golpe final, garantindo a medalha de ouro, Yasmin foi às lágrimas.

“O choro foi de alegria, de ver que tudo valeu a pena, tanto esforço e treino. Treino a semana toda, mesmo mal, e chegar aqui e ser campeã é gratificante”, confessa a atleta, que tem como marca própria gritar a cada golpe aplicado. “Os gritos me motivam bastante, porque bate o cansaço, mas a motivação tem de vir de mim mesma nesses momentos”.

A taekwondista de 16 anos conheceu a arte marcial coreana durante a pandemia e começou treinar há pouco tempo com o mestre Fábio Costa, na academia onde a competição foi realizada. Este foi seu primeiro campeonato. “O primeiro da minha vida, estava muito nervosa, mas deu tudo certo”, completa Yasmin.

Entre os meninos, Luiz Henrique Santos não esperou chegar à última luta na “melhor de três” para ficar com o ouro. O três-lagoense, com as cores do Sesc Escola Três Lagoas, fez 2 a 0 em seu adversário, Nicolas Werner da Rocha, da E.E. Professora Ada Teixeira Dos Santos Pereira (Campo Grande), na categoria até 73 kg.

Estreante, o jovem atleta de 16 anos revela que um de seus desejos era participar dos Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul. “Me sinto realizado, me esforcei bastante por essa medalha e, graças a Deus, consegui a vitória. Sempre tive vontade de competir nos Jogos e hoje estou aqui”. Luiz Henrique foi comandado pelo técnico Celso Souza.

Primeira vez

O taekwondo esteve pela primeira vez nos Jogos Escolares da Juventude de MS. A inclusão da modalidade no programa esportivo da competição deve-se ao alinhamento da etapa estadual com o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE). As entidades, que realizam respectivamente os Jogos da Juventude (15 a 17 anos) e Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s – 12 a 14 anos), adicionaram a arte marcial nas competições nacionais, ainda em 2020.

Vale lembrar que os Jogos Escolares na faixa etária de 15 a 17 anos não servem de seletiva estadual, já que o COB cancelou, em agosto, a etapa nacional, os Jogos da Juventude 2021. Por outro lado, a preparação visando os Jogos Escolares Brasileiros (JEB’s), de 12 a 14 anos, segue a todo vapor. A seleção estadual, indicada pela Federação de Taekwondo de Mato Grosso do Sul (FTkdMS), treina em ritmo intenso para o evento, que acontecerá de 29 de outubro a 5 de novembro, no Parque Olímpico do Rio de Janeiro (RJ).

 

Os Jogos Escolares da Juventude de Mato Grosso do Sul são realizados pelo Governo do Estado, por meio da Fundesporte, com apoio da MSGÁS e Sanesul.

 

Confira todas as fotos do taekwondo:Galeria de fotos – Taekwondo JEJMS 2021 15 – 17 anos.

Texto e foto: Lucas Castro, Fundesporte

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 08h06 - Fonte: ClimaTempo
19°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias