Terça, 19 de Março de 2024
20°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Internacional Mísseis Trident

'Dissuasão nuclear é essencial para nossa segurança': EUA testam mísseis Trident II

A nota da Marinha dos EUA afirma que os mísseis foram lançados do mar e que o teste não foi conduzido em resposta a nenhum evento mundial em andamento, nem como demonstração de poder.

18/09/2021 às 20h42
Por: Redação Fonte: https://br.sputniknews.com/defesa/2021091818034295-dissuasao-nuclear-e-essencial-para-nossa-seguranca-eua-testam-misseis-trident-ii-fotos/
Compartilhe:
© AP Photo / Lt. Rebecca Rebarich
© AP Photo / Lt. Rebecca Rebarich

A Marinha dos EUA conduziu na sexta-feira (17) um teste de dois mísseis Trident II (D5LE) desarmados com vida útil prolongada a partir do USS Wyoming (SSBN-742), um submarino de mísseis balísticos de classe de Ohio, na costa do Cabo Canaveral, Flórida, EUA.

USS Wyoming testa com sucesso os mísseis Trident II D5LE sobre o oceano Atlântico, em 17 de setembro. Esses testes enfatizam nossa prontidão e capacidade para a dissuasão estratégica do século XXI.

O teste fez parte de uma Operação de Demonstração e Reparo (DASO, na sigla em inglês). O objetivo principal do DASO é avaliar e demonstrar a prontidão do Sistema de Armas Estratégicas (SWS, na sigla em inglês) e da tripulação do submarino antes da implantação operacional. Este lançamento marca o 184º voo de teste de mísseis bem-sucedidos do SWS Trident II (D5 & D5LE).

"O teste DASO e outros como esses ressaltam nossa prontidão e capacidade para a dissuasão estratégica do século XXI", afirmou em comunicado o contra-almirante Thomas E. Ishee, diretor de operações globais do Comando do Indo-Pacífico e do Comando Estratégico (USSTRATCOM, na sigla em inglês).

Ishee acrescenta que "as tripulações passam por treinamento constante e testes planejados regularmente para garantir que os sistemas de armas permaneçam prontos e confiáveis. Os marinheiros e elementos de apoio que compõem o serviço silencioso provam todos os dias que são capazes e preparados para proteger a América e seus aliados".

A nota da Marinha norte-americana afirma que os mísseis foram lançados do mar e voaram e pousaram no mar, de forma que em nenhum momento os mísseis sobrevoaram a terra. Segundo projeção publicada no Twitter, os mísseis vão passar entre o Brasil e o continente africano.

Um aviso de navegação acabou de aparecer, apontando para um lançamento de teste Trident-II D5 de um SSBN [submarino nuclear lançador de mísseis balísticos] no [oceano] Atlântico entre 17 e 20 de setembro. O alcance indicado é da ordem de 9.900 km. A trajetória balística simples não é 100% compatível.​

"O teste do míssil não foi conduzido em resposta a nenhum evento mundial em andamento, nem como uma demonstração de poder [...]. Uma dissuasão nuclear confiável e eficaz é essencial para nossa segurança nacional e a segurança dos aliados dos EUA. A dissuasão continua sendo a pedra angular da política de segurança nacional no século XXI", lê-se no comunicado.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 03h05 - Fonte: ClimaTempo
20°
Parcialmente nublado

Mín. 20° Máx. 30°

Qua 32°C 19°C
Qui 32°C 17°C
Sex 23°C 16°C
Sáb 24°C 16°C
Dom 24°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias