Sexta, 19 de Abril de 2024
13°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Brasil Covid-19

Morre de Covid-19 o vereador que tentou desobrigar o uso de máscara

Thiarles Santos tinha apenas 34 anos e defendia ferozmente as pautas do presidente Jair Bolsonaro

18/09/2021 às 09h56
Por: Redação Fonte: https://catracalivre.com.br/cidadania/morre-vereador-desobrigar-uso-mascara-covid-19/
Compartilhe:
Morre de Covid-19 o vereador que tentou desobrigar o uso de máscara

O vereador Thiarles Santos (PSL), de Uberlândia (MG), morreu nesta sexta-feira, 17, aos 34 anos, em decorrência de complicações da Covid-19. Ele defendia um projeto que desobriga o uso de máscaras de proteção contra a doença. O parlamentar ficou quase um mês internado e a causa da morte foi confirmada pelo UOL.

Thiarles testou positivo para Covid em 16 de agosto. No mesmo dia, escreveu nas redes sociais: “Fim do uso das máscaras. Jamais irei fazer qualquer distinção entre vacinados e não vacinados. Vamos lutar pelo não uso de máscara quando tivermos com 70% de vacinados, ou já tiverem contraído a doença”.

O PL (Projeto de Lei) chegou a ser protocolado na Câmara Municipal em agosto, no entanto, sequer foi discutido nas sessões ordinárias. No texto que justifica a proposta, Thiarles deu explicações – não comprovadas por órgãos científicos – de como a medida poderia beneficiar pessoas que sofrem de problemas respiratórios.

“O ar quente dentro da máscara pode dificultar a respiração e desencadear crises respiratórias, como crises de asma. Se a máscara for muito apertada, pode desencadear ansiedade, alterando padrões respiratórios e causando muito desconforto”, afirmou.

Quadro clínica sofreu agravamento

Depois de receber o resultado de positivo para a doença, o vereador falou nas redes sociais que estava se recuperando bem, com tratamento em casa, e que não seria necessário ser hospitalizado. Porém, o quadro clínico dele agravou e precisou ser internado poucos dias depois.

Na última terça-feira, 14, Thiarles apresentou forte instabilidade. Uma traqueostomia para ajudar a situação chegou a ser cogitada, porém foi adiada. Com os pulmões bastante comprometidos, ele não resistiu e morreu na manhã desta sexta-feira, 17.

Vacinação contra Covid-19

Ainda em julho, através das redes sociais, Santos disse que não se cadastraria para a vacinação. O argumento dele era que, pela quantidade de vacinas destinadas a Uberlândia estar abaixo do esperado para a cidade, esperaria mais um pouco para receber algum imunizante contra a Covid-19.

“Mesmo tendo aberto aberto o cadastro para as pessoas da minha idade, 34, irei aguardar toda a população ter acesso a doses da vacina”. Ele testou positivo para COVID-19 em menos de um mês após a publicação.

Manifestações bolsonaristas

Nas últimas semanas, Thiarles apoiou ferozmente as manifestações convocadas pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido), no dia 7 de setembro.

Mesmo estando internado, o parlamentar solicitou que sua equipe participasse de uma motociata no dia 31 de agosto, quando Bolsonaro passou por Uberlândia para a celebração dos 133 anos do município.

“O vereador, que se encontra recuperando da covid-19, é um grande apoiador do presidente, com quem compartilha pautas importantes como a defesa da vida, da família, da propriedade privada e da legítima defesa”, diz a legenda de vídeo em seu perfil no Instagram oficial.

 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 08h07 - Fonte: ClimaTempo
13°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 24°

Sáb 25°C 11°C
Dom 27°C 13°C
Seg 27°C 15°C
Ter 27°C 18°C
Qua 25°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias