Terça, 19 de Março de 2024
20°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Cultura Paraná

Paraná celebra reabertura da cultura com exposição de OSGEMEOS no MON

Governador Ratinho Junior participou da abertura da mostra, que abre para o público sábado (18) e reúne 850 itens da vida da dupla de artistas plás...

17/09/2021 às 00h00
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
© José Fernando Ogura/AEN
© José Fernando Ogura/AEN

Uma mescla de cores, sons e objetos dão um tom multissensorial àquela que promete ser a mostra que marca definitivamente a retomada da ocupação dos espaços culturais do Paraná. Aberta nesta quinta-feira (16), noMuseu Oscar Niemeyer, aexposição Segredosreúne 850 itens da vida dos artistas paulistanos OSGEMEOS, conhecidos pelas obras de street art que desde o início dos anos 1990 colorem as ruas de São Paulo e outras grandes cidades -- mas que também ganharam as galerias e museus de todo o mundo.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior foi à abertura da exposição, em cartaz para o público a partir deste sábado (18). Ele ressaltou que a exposição dos artistas brasileiros de renome mundial marcam a retomada da cultura paranaense no pós-pandemia.

“Não existe nada mais triste para um museu do que estar fechado. Hoje temos a oportunidade de realizar esta reabertura com um dos maiores espetáculos da arte brasileira. OSGEMEOS são um talento reconhecido em todo o mundo. E estão se apresentando em um grande museu”, afirmou o governador.

O secretário estadual da Comunicação e da Cultura, João Debiasi, também ressaltou que o evento marca não apenas a grandiosidade da exposição e a genialidade dos artistas, mas sobretudo a retomada da atividade cultural no Estado. “Depois desse um ano e meio de pandemia, temos uma demanda represada muito forte não só no sentido de as pessoas quererem circular, como também de consumir produtos culturais de qualidade”, disse.

ACESSO À FANTASIA - A dupla OSGEMEOS é composta pelos artistas plásticos Otávio Pandolfo e Gustavo Pandolfo, que trazem ao MON fotografias, pinturas, instalações e até telas bordadas pela mãe dos artistas. Os objetos, além da trajetória dos dois irmãos, retratam também o universo do hip hop e do grafitti, que está na gênese do trabalho e da história da dupla.

Curador e diretor da Pinacoteca de São Paulo (instituição que originalmente promoveu a mostra), Jochen Voltz afirmou que o caráter simbólico da exposição reforça a importância da cultura no contexto da reabertura da sociedade.

“No momento em que estamos vivendo, essa exposição não poderia ser um exemplo melhor para mostrar a força da cultura, da imaginação, da importância de ter acesso à fantasia e imaginar outro caminho para o futuro. É uma mostra muito especial porque o universo d’OSGEMEOS é fantástico, cheio de imaginação, de elementos particulares. É um universo que eles generosamente dividem com todo o mundo”, detalhou Voltz.

A presidente do Museu Oscar Niemeyer, Juliana Vosnika, contou que a experiência com OSGEMEOS foi de lidar com artistas que colocam a mão na massa e estabelecem diálogos, resultando uma exposição criada coletivamente. “Esses artistas contribuem para a nossa busca interna. Seus traços retratam o dia a dia das cidades e mostram um olhar lúdico, mas não menos crítico, da nossa brasilidade. As obras nos levam a uma imersão que revela identidade e pertencimento. E, nesse momento, o MON confirma seu papel de democratizar a arte, fortalecendo a cultura brasileira e paranaense”, afirmou.

ACESSO À CULTURA -No evento, o governador Ratinho Junior também reforçou que o Estado tem como uma de suas prioridades democratizar o acesso à cultura, criando diferentes oportunidades para levar a arte a novos espaços e públicos.

Entre os exemplos mencionados, estão os programas Cinema na Praça, de filmes em espaços públicos de pequenos municípios paranaenses, e também o futuro projeto Criança no Teatro, que deve levar a 43 teatros espalhados pelo Estado uma programação voltada ao público infantil. Além disso, há ainda a proposta de tornar itinerantes algumas das exposições do MON e do Museu Paranaense.

SOBRE A EXPOSIÇÃO — A exposição “OSGEMEOS: Segredos” é uma produção original da Pinacoteca do Estado de São Paulo. A mostra em Curitiba é uma parceria com o Museu Oscar Niemeyer, apresentada pela Copel e viabilizada pelo Governo do Estado. São mais de 800 itens, entre pinturas, instalações imersivas e sonoras, esculturas, intervenções site specific, desenhos e cadernos de anotações. As obras estarão na torre e na sala expositiva do Olho. A exposição estará aberta ao público a partir de sábado (18) de setembro.

A dupla de artistas formada pelos irmãos Gustavo e Otávio Pandolfo construiu uma trajetória no mundo das artes sem nunca ter perdido de vista o desejo de manter-se acessível ao grande público. O percurso da dupla inclui a participação em mostras em mais de 60 países, com a passagem por cidades como Berlim, Vancouver, Los Angeles, Tóquio, Londres e Milão.

PRESENÇAS —Compareceram à abertura da exposição o vice-governador Darci Piana, a primeira-dama do Paraná, Luciana Saito Massa; a superintendente da Cultura, Luciana Casagrande Pereira;  o diretor adjunto de Comunicação da Copel, David Campos; o vice-presidente do Tribunal de Contas do Paraná, conselheiro Ivan Bonilha; o vice-prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel; a presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Ana Cristina de Castro.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 00h10 - Fonte: ClimaTempo
20°
Tempo nublado

Mín. 20° Máx. 30°

Qua 32°C 19°C
Qui 32°C 17°C
Sex 23°C 16°C
Sáb 24°C 16°C
Dom 24°C 17°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias