Quinta, 25 de Abril de 2024
28°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Internacional Moçambique

Moçambique/Ataques: 328 escolas primárias e oito secundárias destruídas em quatro distritos

Um levantamento provisório indica que 328 escolas primárias e oito escolas secundárias foram destruídas pela guerra em Cabo Delgado, norte de Moçambique, anunciou o Ministério da Educação.

16/09/2021 às 19h52
Por: Redação Fonte: https://africa21digital.com/2021/09/16/mocambique-ataques-328-escolas-primarias-e-oito-secundarias-destruidas-so-em-quatro-distritos/
Compartilhe:
FOTO: UNICEF/ARQ
FOTO: UNICEF/ARQ

“São necessários 1,5 mil milhões de meticais [20 milhões de euros]” para a recuperação, disse Gina Guibunda, porta-voz do Ministério da Educação moçambicano, citada hoje pelos meios locais após a abertura do Conselho Coordenador do setor.

O Conselho Coordenador do Ministério da Educação decorre desde quarta-feira em Chidenguele, sul do país, reunião que junta diversos agentes da área para fazer um ponto de situação das atividades no país.

A porta-voz clarificou que o levantamento diz respeito a quatro dos distritos mais afetados pelo conflito armado: Mocímboa da Praia, Palma, Quissanga e Macomia.

No entanto, noutros, como Muidumbe, “já decorre também o levantamento”, acrescentou.

Cabo Delgado é uma província rica em gás natural, mas aterrorizada desde 2017 por rebeldes armados, sendo alguns ataques reclamados pelo grupo extremista Estado Islâmico.

O conflito já provocou mais de 3.100 mortes, segundo o projeto de registo de conflitos ACLED, e mais de 817 mil deslocados, segundo as autoridades moçambicanas.

Cerca de metade dos deslocados são jovens e crianças, muitos dos quais deveriam estar a frequentar escolas, alertam as agências humanitárias.

Ainda segundo dados do Ministério da Educação do final de 2020, pelo menos seis professores morreram durante o conflito.

Desde julho, uma ofensiva das tropas governamentais com o apoio do Ruanda a que se juntou depois a Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC) permitiu aumentar a segurança, recuperando várias zonas onde havia presença de rebeldes, nomeadamente a vila de Mocímboa da Praia, que estava ocupada desde agosto de 2020.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
28°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 29°C 18°C
Sáb 30°C 19°C
Dom 30°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias