Terça, 19 de Março de 2024
22°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Política Nacional Guedes

Guedes envia 'pedido desesperado de socorro' ao Legislativo e Judiciário para solucionar precatórios

Em resposta ao presidente do STF que brincou com o ministro dizendo que "colocam no meu colo um filho que não é meu", Guedes respondeu que esse era apenas "um pedido desesperado de socorro" em torno do impasse do Orçamento 2022.

15/09/2021 às 19h48
Por: Redação Fonte: https://br.sputniknews.com/brasil/2021091518023706-guedes-envia-pedido-desesperado-de-socorro-ao-legislativo-e-judiciario-para-solucionar-precatorios/
Compartilhe:
© Folhapress / Pedro Ladeira
© Folhapress / Pedro Ladeira

Nesta quarta-feira (15), o ministro da economia, Paulo Guedes, disse no encontro Movimento Pessoas à Frente, que enviou "um pedido desesperado de socorro" ao Legislativo e ao Judiciário para solucionar o impasse em torno do Orçamento de 2022 provocado pelo aumento nas despesas com precatórios, segundo a Folha de São Paulo.

O governo diz que não esperava que os precatórios em 2022 subissem para R$ 89,1 bilhões, o que representa uma forte alta em relação aos R$ 54 bilhões previstos no Orçamento de 2021. Os precatórios são dívidas da União que já foram reconhecidas na Justiça e sob as quais há mais possibilidade de recurso.

Na mesma reunião que acontece anualmente e tem como intenção discutir formas de melhorar o Estado, também estava presente o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luiz Fux, o qual afirmou que a Corte poderá ter que analisar o caso.

"Não havendo uma avaliação prévia de constitucionalidade, o STF precisa pelo seu colegiado chancelar a solução que venha do Legislativo por iniciativa do Executivo", declarou.

Segundo a mídia, Guedes busca uma saída para adiar o pagamento de precatórios e, com isso, conseguir mais espaço no teto de gastos, norma que impede o crescimento das despesas acima da inflação.

O ministro também teria enviado uma PEC solicitando ao Congresso aval para o parcelamento das dívidas já em 2022. Além disso, o governo tenta estabelecer um acordo com membros do STF e do Tribunal de Contas da União (TCU) para aliviar o Orçamento do próximo ano.

De acordo com a Folha, Fux defendeu o diálogo entre as instituições e, em tom de brincadeira, disse que Guedes é "tão amigo, que coloca no meu colo um filho que não é meu".

Em resposta, o ministro da Economia afirmou que "é só um pedido desesperado de socorro, de forma alguma é para depositar um filho ou responsabilidade no seu colo".

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 21h05 - Fonte: ClimaTempo
22°
Tempo nublado

Mín. 19° Máx. 31°

Qua 33°C 20°C
Qui 31°C 19°C
Sex 24°C 16°C
Sáb 18°C 16°C
Dom °C °C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias