Sexta, 26 de Abril de 2024
28°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Direitos Humanos Maranhão

Feira Cultural da Funac integra socioeducandos em Imperatriz

Propostas da feira são integrar a comunidade socioeducativa, além de valorizar e estimular o turismo da região.

15/09/2021 às 18h40
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Feira Cultural da Funac em Imperatriz (Reprodução)
Feira Cultural da Funac em Imperatriz (Reprodução)

Riquezas culturais do Maranhão foram apresentadas na Feira Cultural “Esse é o meu Estado: conhecer para pertencer”, um evento realizado no ginásio do IFMA de Imperatriz, na sexta-feira (10), com a participação e envolvimento de adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas do Centro Socioeducativo de Internação Provisória da Região Tocantina, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), em Imperatriz, com a proposta de integrar a comunidade socioeducativa, valorizar e estimular o turismo da região.

A mostra foi promovida pela Funac e planejada a partir do projeto Maleta Juventudes do Canal Futura, do eixo – A terra, o território e as diversas formas de ocupação: Quem fala da minha quebrada sou eu!, que estabelece pontos de territorialidade para reflexão a respeito do espaço ocupado e modificado por esse jovem. Essa ação foi construída conjuntamente com os adolescentes e amparado no Projeto Político Pedagógico da unidade.

A ação criou possibilidades de engajamento do fazer cultural como espaço para práticas da culinária, dança, poesia, artesanato, esporte e música, dando destaque ao potencial da cultura das cidades de São Luís, Imperatriz, Açailândia, Grajaú, Barra do Corda, Balsas, Vila Nova dos Martírios, Governador Edson Lobão, Senador La Roque, Açailândia e Estreito.

Diversas atrações foram apresentadas, como sarau de poesias, bumba meu boi, dança afro, show de música, stands de comidas típicas, maquetes sobre a história das cidades e exposição de arte.

O evento contou com a presença de parceiros da socioeducação, secretários e coordenadores de cultura dos municípios envolvidos, técnicos de Centros de Referência (CREAS), secretário de agricultura, defensoria pública e órgãos do sistema de garantia de direitos de criança e adolescente.

“Consideramos importante a realização deste evento pela Funac, que dá ampla visibilidade aos adolescentes sobre a grandiosidade cultural que temos, pois tomam conhecimento dos valores culturais da região. Ficamos felizes em apoiar a feira com a disponibilização de nosso acervo, composto por obras de arte, para que os adolescentes conheçam e valorizem nossos artistas”, disse Alex Brito, coordenador de difusão cultural da Fundação Cultural de Imperatriz.

A diretora Socorro Pires avalia como positiva a participação de todos no evento. “Foi um evento bem preparado, teve o empenho e dedicação de todos os servidores, os adolescentes foram bem preparados para o evento, demonstraram muita motivação e protagonismo na condução das apresentações”, ressaltou.

O adolescente participante destaca a oportunidade como de fundamental importância para construção do seu projeto de vida. “Agradeço ter participado desta feira, toda equipe me ajudou, aprendemos a respeitar a cultura da nossa e de outras cidades. Aprendi coisas novas, conheci pessoas e aprendi com eles. Quero participar outras vezes”, afirmou.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
28°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sáb 30°C 19°C
Dom 31°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 30°C 19°C
Qua 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias