Morreu no domingo (5) Fahim Dashti, porta-voz da Frente de Resistência anti-Talibã (organização terrorista proibida na Rússia e em vários outros países) no Afeganistão, relatam fontes da Sputnik no país asiático, e nas redes sociais.
O representante das forças de resistência morreu em combate no distrito de Panjshir, escreve a agência afegã Khaama Press.
Não se sabem detalhes da morte de Dashti, apenas se conhecendo que era um membro proeminente do partido Sociedade Islâmica do Afeganistão.
Anteriormente no domingo (5) Fahim Dashti afirmou que o distrito de Paryan, previamente capturado pelo Talibã, foi reconquistado pela Frente de Resistência.
Também hoje Ahmad Masood, líder do movimento de resistência, declarou estar pronto para negociações com os talibãs, desde que os últimos abandonem Panjshir.
O Talibã intensificou em agosto sua ofensiva contra as forças governamentais no Afeganistão, em meio à saída militar da OTAN. O Talibã entrou na capital em 15 de agosto. Na segunda-feira (30) os militares dos EUA completaram sua retirada do aeroporto de Cabul, pondo fim a quase 20 anos de presença militar norte-americana.
Todos os postos de fronteira terrestres do Afeganistão são agora controlados pelo Talibã. A única região fora de seu controle agora é Panjshir, uma província montanhosa a nordeste de Cabul, onde combate as unidades de resistência locais lideradas por Ahmad Massoud, filho de Ahmad Shah Massoud, que liderou a Aliança do Norte anti-Talibã, e foi morto por terroristas no início de setembro de 2001.