Quinta, 28 de Março de 2024
25°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Direitos Humanos Maranhão

Conselho Estadual da Juventude debate Sistema de Juventude em reunião ordinária

Na oportunidade, foi ressaltada a importância da municipalização dos Sistemas de Juventude.

03/09/2021 às 18h55
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
Reunião ordinária do CEJOVEM (Reprodução)
Reunião ordinária do CEJOVEM (Reprodução)

O Conselho Estadual da Juventude (CEJOVEM) realizou reunião em formato híbrido na tarde desta sexta-feira (3), para analisar as políticas de juventude do Maranhão, executadas através da Secretaria de Extraordinária da Juventude (Seejuv). Na oportunidade, foi ressaltada a importância da municipalização dos Sistemas de Juventude.

O CEJOVEM trouxe para a reunião um conjunto de políticas adotadas pela Secretaria da Juventude, entre elas a construção do Centro de Referência da Juventude do Médio Mearim, a aprovação da PEC (014/2019), que cria o Fundo Estadual da Juventude e a municipalização dos Sistemas de Juventude, que estará atuante na terceira semana de setembro.

A secretária de Estado da Juventude e presidente do CEJOVEM, Tatiana Pereira avaliou a reunião como uma agenda estratégica, em que se conseguiu discutir a importância dos municípios trabalharem conjuntamente com o Governo do Estado.

“A municipalização dos Sistemas de Juventude será uma ação conjunta entre Seejuv, CEJOVEM e os municípios do Maranhão, debatendo e fortalecendo as políticas de juventude nos municípios. Isso é fundamental para a garantia e também fiscalização dos direitos da juventude”, enfatizou a secretária.

Em apresentação, o supervisor de Articulação Institucional da Seejuv, Thiago Penna explanou sobre o fortalecimento da participação dos municípios nas políticas de juventude, por meio das Secretarias Municipais.

“É importante propor novos canais e instrumentos de diálogos, esse programa tem como objetivo materializar as políticas de juventude, através da mobilização e diálogo com os municípios do Maranhão”, ressaltou.

O vice-presidente do Conselho Estadual da Juventude, Geldo Junior declarou a importância da reunião do CEJOVEM para deliberações das ações em prol da juventude no estado.

“São muito importantes as ações que vêm sendo realizadas pela Seejuv e parceiros, como os Centros de Referências, o Fundo Estadual da Juventude e os encontros com os gestores de Juventude”, disse o vice-presidente, destacando que o próximo encontro será dia 16, na cidade de Timon, onde reside.

“É importante também falar da atuação do Conselho de Juventude nas discussões das políticas públicas implantadas, fazendo com que a sociedade civil organizada também faça parte das construções e ações do Governo do Estado”, concluiu Geldo Junior.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 11h06 - Fonte: ClimaTempo
25°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias