Gerar uma rede de apoio/cooperação entre todos os envolvidos com a arte de dançar no Tocantins, entre bailarinos, professores de dança, coreógrafos e produtores. Este é o objetivo principal do festival de dança Troca de Aplausos, que está com as inscrições abertas até 6 de setembro. O festival de dança é realizado com recursos da Lei Emergencial Aldir Blanc, por meio de edital lançado pelo Governo do Tocantins, via Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc).
As inscrições gratuitas podem ser feitas pelolink,que traz o regulamento completo e o campo para inserção de dois vídeos, um para apresentar o candidato e o trabalho, e outro com a coreografia. Podem ser inscritas coreografias individuais, de duplas ou trios de bailarinos com trabalhos autorais e idade mínima de 14 anos.
Um júri, formado por professores de dança convidados, selecionará 12 coreografias que receberão ajuda de custo. Serão ensaiadas em Workshop e apresentadas/gravadas para exibição pelo YouTube e Instagram em quatro edições, cada uma com três coreografias. As gravações serão feitas no Teatro do Sesc, em Palmas.
“O Festival de Dança é mais um projeto de qualidade, voltado ao estímulo da produção artística e da geração de plateia, que está em desenvolvimento em 2021”, comemora o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, ressaltando a retomada do diálogo com os agentes culturais na gestão Mauro Carlesse.
Troca de Aplausos foi pensado para acontecer em espaços públicos de Palmas, mas sofreu alteração para adequar-se às medidas de prevenção à covid-19.
A realização do Festival é da R & G Produções Artísticas, que tem como CEO Regina Reis, com a direção artística do coreógrafo Fernando Faleiro, coreógrafo, diretor, professor e produtor cultural, hoje atuando como professor de danças urbanas no Balé Popular do Tocantins e na Companhia Juvenil de Dança de Palmas.