Quinta, 18 de Abril de 2024
23°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Trânsito Paraná

Colombo ganha novo posto avançado do Detran-PR com a oferta de mais serviços para a população

População do município da Região Metropolitana de Curitiba terá atendimento em um espaço remodelado, com área total de aproximadamente 4 mil metros...

26/08/2021 às 12h10
Por: Redação Fonte: Secom Paraná
Compartilhe:
© Geraldo Bubniak
© Geraldo Bubniak

A comunidade de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba, passa a contar com um novo posto avançado do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran-PR). A inauguração oficial ocorreu nesta quinta-feira (26) com a presença do governador Carlos Massa Ratinho Junior – o local começou a funcionar, em período de testes, no fim de maio. “Colombo precisava de um espaço moderno e funcional como esse. A estrutura antiga era precária, não dava mais conta da necessidade da população. Agora, com os serviços centralizados, ficará mais fácil para quem precisa acessar ao órgão, um dos mais procurados da estrutura do Estado”, disse Ratinho Junior.

O investimento na remodelação do espaço foi de R$ 50 mil, além de outros R$ 32,5 mil destinados mensalmente para o pagamento do aluguel do imóvel. O Detran de Colombo conta com uma área total de aproximadamente 4 mil metros quadrados, com local destinado, exclusivamente, para a aplicação de exames práticos de habilitação para carros, motos e categorias C e D. Na parte interna, com 600 metros quadrados de área construída, há espaço coberto para vistoria, local de atendimento, sala de reciclagem, estacionamento para pessoas com deficiência (PCD) e idosos.

Com uma população estimada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 246.540 pessoas, Colombo possui uma frota de quase 143 mil veículos. São realizados mensalmente cerca de 2.500 processos de habilitação, 3.500 processos relativos a veículos e quase 7 mil exames. “Esse posto que estamos chamando de avançado é o último passo de um projeto maior, que é transformar o local em uma Circunscrições Regionais de Trânsito, a Ciretran, disponibilizando todos os serviços possíveis para a população”, destacou o governador. “Porque quando Colombo vai bem, a Região Metropolitana de Curitiba vai bem e o Paraná vai bem”.

“O novo local do posto avançado de Colombo é uma conquista para nós. Há quase três anos estávamos em busca de um espaço que atendesse as nossas necessidades, e agora vamos poder oferecer à população uma gama maior de serviços, sem a necessidade de comparecer à Ciretran mais próxima”, destacou o diretor-geral do Detran-PR, Wagner Mesquita. Ele lembrou, ainda, que a estrutura física complementa um outro projeto em andamento no órgão, com avanço na digitalização da prestação de serviços.

“Buscamos ser uma estrutura 100% sem papel e, passo a passo, chegaremos lá. Já observamos uma crescente demanda nas solicitações via site ou aplicativo”, afirmou. Outro ponto, reforçou Mesquita, é que com a ampliação da quantidade de atendimentos e do volume de serviços ofertados, a sede de Colombo ajudará a desafogar o Detran de Curitiba. “Agiliza muito todos os processos”, disse.

NOVIDADE –Entre os novos serviços que serão oferecidos, destaque para os exames práticos de motos, que não eram realizados no local. Além disso, no posto avançado a população poderá renovar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), tirar a primeira habilitação, fazer o curso de reciclagem, efetivar a compra de veículos com a troca de município, fazer o primeiro emplacamento, comunicação de venda, vistoria, exame prático e teórico.

“O Detran de Colombo funcionava em um ginásio desativado da cidade, não tinha mais condições. Essa parceria com o Governo do Estado, entre tantas em andamento na cidade, vai beneficiar muito a população”, disse o prefeito do município, Helder Lazarotto.

PRESENÇAS –Participaram da inauguração oficial o chefe da Casa Civil do Governo do Estado, Guto Silva, os secretários estaduais João Carlos Ortega (Desenvolvimento Urbano e Obras Públicas) e Valdemar Bernardo Jorge (Planejamento e Projetos Estruturantes); o presidente da Assembleia Legislativa, Ademar Traiano; o deputado federal Luizão Goulart; o deputado estadual Gilson de Souza; o vice-prefeito de Colombo, Alcione Luiz Giareton; o presidente da Câmara Municipal de Colombo, Vagner da Viação; o diretor do posto avançado do Detran de Colombo, Márcio States; e o inspetor Antônio Paim, superintendente da Polícia Rodoviária Federal no Paraná; além de vereadores e demais lideranças do município.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 13h20 - Fonte: ClimaTempo
23°
Tempo limpo

Mín. Máx. 24°

Sex 24°C 11°C
Sáb 25°C 12°C
Dom 27°C 14°C
Seg 28°C 16°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias