A integração do turismo e da cultura nas Serras Gerais e as ações de incentivo aos produtores culturais foram alguns dos assuntos abordados entre o presidente da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), Jairo Mariano; e a vice-presidente da Associação de Arte, Cultura e Desenvolvimento Turístico Sustentável de Serras Gerais, Sandra Reniê. Encontro ocorreu de forma on-line, na terça-feira, 24.
Com sede no município de Lavandeira, a instituição é responsável pela Casa de Cultura Arte da Serra, que atua na difusão da arte, do artesanato e da produção artesanal desenvolvida por artesãos e artistas regionais dos municípios de Aurora, Combinado e Lavandeira. A associação executa ainda projetos como a Feira da Serra e a Arte Capacita, na cidade de Lavandeira.
Durante a reunião, que buscou fortalecer o apoio da Adetuc para a instituição, e que já desenvolve cursos de profissionalização e presta assessoria a artistas e artesãos, a vice-presidente afirmou que o objetivo é fomentar a rica identidade cultural existente na região das Serras Gerais.
"A cultura, genuína expressão do povo, é uma forte ferramenta de desenvolvimento do turismo, afinal a maior beleza das terras tocantinenses é o seu povo e as maravilhas da sua natureza”, frisou Sandra Reniê, ao dizer que a expansão turística desperta interesse dos visitantes pelas raízes culturais e por sua vez, incentiva os artistas e os artesãos a difundirem suas criações e, por meio delas, agregarem uma fonte de renda.
Já o presidente da Adetuc, Jairo Mariano, destacou a relevância da instituição para a região, que já conta com 20 associados, considerando a união entre o turismo e a cultura. “Temos trabalhado para expandir tanto as atividades turísticas quanto as culturais nas Serras Gerais. Nosso objetivo é fazer com que as duas áreas estejam integradas e que isso garanta o desenvolvimento de empregos e o aumento da renda das famílias tocantinenses”, afirmou Jairo Mariano, ao parabenizar a atuação da associação na região.