A música transformadora dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba) assume o Domingo no TCA de agosto, no dia 29, às 11h, com concerto apresentado pelo Grupo de Metais e Percussão. O time musical é formado pelos integrantes da Orquestra 2 de Julho, principal formação musical do Neojiba. O registro audiovisual da apresentação vai ao ar nocanal do Teatro Castro Alves no YouTubee também terá exibição simultânea na TVE Bahia, pela televisão ou noportal da emissora.
O evento será conduzido pelo maestro Helder Passinho que, além de reger o grupo, fará comentários sobre as obras executadas. Este concerto é uma homenagem às bandas marciais baianas e traz peças famosas no repertório dessas formações, como a “Abertura Persis”, de James L. Horsay, e “Hyde Park”, de Keith Mansfield. O concerto tem ainda a virtuosística “Bacchanale”, de Camille Saint-Säens, além de obras populares brasileiras com arranjos sinfônicos, como “Asa Branca”, de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira, e “Pombo Correio”, de Moraes Moreira.
Outro destaque do repertório é a “Marcha Nupcial de Aipré”, com composição assinada por Alfredo Moura, professor da Escola de Música da Universidade Federal da Bahia (Ufba). O Grupo de Metais e Percussão do Neojiba fará a segunda apresentação desta peça na Bahia, com solo do trompista Orlando Afanador, coordenador pedagógico de trompa do programa.
Criado em 2007, o Neojiba promove o desenvolvimento e integração social prioritariamente de crianças, adolescentes e jovens em situações de vulnerabilidade, por meio do ensino e da prática musical coletivos. Mantido pelo Governo do Estado, o programa é vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social (SJDHDS) e gerido pelo Instituto de Desenvolvimento Social Pela Música. O Neojiba já atendeu, direta e indiretamente, mais de 10 mil crianças, adolescentes e jovens entre 6 e 29 anos. Atualmente, o programa beneficia 1970 integrantes diretamente em seus 13 núcleos e 4,5 mil indiretamente em ações de apoio a iniciativas musicais parceiras.
O Domingo no TCA é uma iniciativa do Teatro Castro Alves, Fundação Cultural do Estado (Funceb) e Secretaria de Cultura do Estado (Secult), que se compromete em ampliar e diversificar o seu público frequentador, oferecendo-lhe acesso a espetáculos qualificados, das mais diversas linguagens artísticas. Desde 2007, com mais de 150 edições e cerca de 200 mil espectadores, o projeto engloba apresentações de música, teatro, dança, circo, cinema, de variados estilos e proposições estéticas, da Bahia, do Brasil e do mundo.
Fonte: Ascom/TCA