O Balé Teatro Guaíra lançou o trabalho “Birds”, que reúne coreografias autorais dos artistas em um projeto coordenado pelo bailarino Reinaldo Pereira. A dança é acompanhada por uma trilha de Tchaikovsky e foi filmada em diferentes cenários urbanos.
Pereira conta que o trabalho surgiu a partir das discussões de um poema homônimo (veja abaixo) e tem como objetivo a discussão do potencial do artista de produzir arte e alçar voos. “Partimos de uma discussão de que a dança é uma arte primária e que há milhares de anos usamos o corpo de forma ritualística, para expressar nossos sentimentos e celebrar”.
A escolha de Tchaikovsky foi feita pela potência da música do compositor russo, que já foi trilha de outros trabalhos do BTG, como O Lago dos Cisnes e O Quebra Nozes, de onde saiu o trecho selecionado para “Birds”. Para a criação das coreografias, os bailarinos fizeram um laboratório de pesquisa de movimento.
BALÉ TEATRO GUAÍRA- A companhia foi criada em 1969 e em 52 anos de história foram dançadas mais de 150 coreografias, e foi a “casa” de grandes nomes da dança nacional, como Ana Botafogo, que estreou no Guairão como solista, e Carlos Trincheiras, coreógrafo de O Grande Circo Místico. Essa montagem é considerada por muitos críticos o melhor exemplar do balé brasileiro.
A companhia já se apresentou em 200 cidades, 17 estados e cinco países, chegando a um público de mais 1 milhão de pessoas. Atualmente, tem 23 bailarinos.
Poema Birds
Um homem diz ao dono do circo: "Quero trabalhar no seu circo".
O dono do circo diz: "O que você sabe fazer?"
Ele diz: "Sei imitar um pássaro".
O dono do circo não se impressiona, diz que não tem interesse, pois qualquer um sabe imitar um pássaro.
O homem não discute. Ele abre a janela e sai voando.
Todo artista tem trabalhos que são meras imitações de pássaro. Mas há algumas poucas vezes em que o artista, de fato, voa.
Confira oVÍDEO.