Sexta, 29 de Março de 2024
17°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Direitos Humanos Maranhão

Ótica que oferta consulta grátis não pode recusar entrega de receita ao consumidor, alerta Procon/MA

Recusar a entrega da receita configura venda casada e também pode ser considerada propaganda enganosa.

19/08/2021 às 18h25
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:

Vários consumidores já passaram pela mesma situação: realizam consultas oftalmológicas gratuitas em óticas e, na hora de entregar a receita, o estabelecimento condiciona a concessão à compra de lentes ou armações. No entanto, o que muitos clientes não sabem é que essa prática configura venda casada, conforme o artigo 39, I do Código de Defesa do Consumidor (CDC).

A oferta de consultas grátis é ainda considerada propaganda enganosa, vedada pelo Art. 37 § 1º do CDC, pois omite que para ter o benefício o consumidor é obrigado a comprar os óculos naquele estabelecimento.

“A prática de reter receita médica gera constrangimento e induz o cliente a comprar o produto de maneira forçada, prejudicando sua liberdade de escolha”, explicou a presidente do órgão, Karen Barros.

Ao identificar qualquer irregularidade nas relações de consumo, o consumidor maranhense deve formalizar sua reclamação nos canais de atendimento do Instituto de Promoção e Defesa do Cidadão e Consumidor do Maranhão (Procon/MA).

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 05h05 - Fonte: ClimaTempo
17°
Parcialmente nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias