Sexta, 19 de Abril de 2024
10°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Direitos Humanos Maranhão

Socioeducandas da Funac participam de palestra sobre saúde integral

Adolescentes do Centro Socioeducativo Florescer, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), participam de uma palestra sobre “Saúde integral com foco no HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISt´s).

18/08/2021 às 13h55
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:

Adolescentes do Centro Socioeducativo Florescer, unidade da Fundação da Criança e do Adolescente (Funac), participam de uma palestra sobre “Saúde integral com foco no HIV e Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISt´s). Como muitos mitos ainda cercam o tema, para falar sobre o assunto, que integra as atividades do Maleta Juventude, foram convidados os mestrandos do Centro Universitário do Maranhão (UniCeuma): Ewerton Barbosa, Gabrielle Mesquita, Karla Vanessa Morais Lima e Weberjone Teixeira.  

A diretora do Centro Socioeducativo, Miriam Machado, destacou a importância da atividade. “A palestra sobre IST’s veio complementar as ações sobre Saúde da Juventude desenvolvidas durante o mês de agosto. Na palestra, as socioeducandas puderam compreender a importância do cuidado com a saúde e da relação sexual protegida. Tiveram também conhecimento sobre alguns tipos de IST’s e seus cuidados, alguns mitos e verdades foram esclarecidos. Parabenizo a articulação da parceria com a equipe de mestrado de Biologia Microbiana da Universidade CEUMA”, afirma Miriam. 

De forma didática e interativa, os palestrantes instigaram as adolescentes com frases sobre as IST´s, formas de contágio, sintomas e tratamentos. As afirmações de senso comum foram confirmadas ou desmentidas pelos profissionais, que foram explicando cada uma delas, para o público presente. 

Outro fator esclarecido foi a mudança da sigla de DST´s para IST´s, pois como algumas pessoas infectadas não apresentam sintomas de doença, a forma de se referir ao tema mudou, passando a ser Infecções Sexualmente Transmissíveis. 

“A atividade para mim foi boa, eu aprendi bastante coisas. Tivemos conhecimentos sobre a importância do uso do preservativo para evitar as Ist´s e principalmente uma gravidez indesejada”, relata a socioeducanda. 

O objetivo da atividade foi discutir as principais doenças, manifestações clínicas e as formas de prevenção das IST’s. Na ocasião, as adolescentes realizaram testes e responderam quiz sobre o assunto abordado.

“Buscamos trabalhar de maneira dinâmica e que possibilitasse o máximo de interação entre os mestrandos e as adolescentes. O público demonstrou bastante interesse e foi bem participativo. Agradecemos a parceria da instituição para que pudéssemos realizar esse momento”, declara Karla Vanessa Morais Lima, mestranda do PPGBM – UniCeuma. 

Dados

De acordo com o último levantamento do Ministério da Saúde, de 2000 a junho de 2020, registrou-se um total de 802.078 casos de Aids no país, sendo que 554.842 (69,2%) foram notificados no Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan).  

Para Rita Berredo, técnica de Enfermagem do Centro, foi uma palestra muito relevante. “As socioeducandas interagiram e tiraram dúvidas na palestra, pois quanto mais informações e vontade de aprender elas tiverem, melhor será para o processo de aprendizagem”, diz.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 05h06 - Fonte: ClimaTempo
10°
Tempo limpo

Mín. 10° Máx. 24°

Sáb 25°C 11°C
Dom 27°C 13°C
Seg 27°C 15°C
Ter 27°C 18°C
Qua 25°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias