Sexta, 29 de Março de 2024
17°

Tempo nublado

Nova Cantu, PR

Direitos Humanos Maranhão

Governo do Maranhão lança curso sobre o Estatuto da Juventude e Protagonismo Juvenil

Este é o 8º curso autoinstrucional do catálogo da Escola dos Conselhos - espaço permanente de formação e capacitação.

16/08/2021 às 14h45
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:

A Secretaria de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), por meio da Escola dos Conselhos Elisangela Correia Cardoso, em parceria com a Secretaria de Estado Extraordinária de Juventude (Seejuv), lançou o curso Estatuto da Juventude e Protagonismo Juvenil, totalmente online e gratuito, disponível na plataformacursos.participa.ma.gov.br. O curso tem como objetivo apresentar o Estatuto da Juventude como marco histórico, social e político do desenvolvimento do protagonismo juvenil no Brasil, identificando os desafios e perspectivas para a garantia dos direitos da juventude na atualidade.

O secretário de Estado de Direitos Humanos e Participação Popular, Chico Gonçalves, destacou que “esta é mais uma ação de Educação em Direitos Humanos e que estimula a participação popular de forma consciente e capacitada. Desta vez, voltadas para os jovens, o que me anima, particularmente, porque acredito que desde cedo, os jovens devem participar da vida política do nosso país, reivindicar direitos e garantir políticas que se afirmam no presente, como acesso à educação, cultura, trabalho, esporte, saúde e lazer para os jovens e os futuros jovens, ao mesmo tempo, que assegura uma vida digna no futuro, com uma velhice saudável, ativa”, explicou.

A diretora da Escola dos Conselhos, Maria Gorete, explica que “com mais este curso se espera fortalecer a participação popular e o controle social na política de juventude além de contribuir para melhor compreensão sobre esta agenda de direitos”. O curso tem 40h/aula, distribuída em quatro módulos. Os concludentes que cumprirem os requisitos de aprovação tem acesso ao certificado imediatamente na plataforma, sem burocracia.

Este é o oitavo curso autoinstrucional do catálogo da Escola dos Conselhos – espaço permanente de formação e capacitação com foco na participação popular na administração pública estadual, criada em 2017, pelo Governo do Estado no âmbito da Sedihpop.

Até o primeiro semestre deste ano, já foram mais de 4 mil pessoas que participaram das atividades educativas da Escola dos Conselhos, dos quais aproximadamente 40% são conselheiros de direitos ou de políticas públicas ou conselheiros tutelares.

Desde maio de 2020, a Escola dos Conselhos, impulsionada pela necessidade do distanciamento social trazido pela pandemia de Covid-19, iniciou o uso de plataformas digitais de aprendizagem para dar prosseguimento às suas atividades de formação.

Mais informações sobre o curso

Público: Conselheiros/as, gestores/as públicas, sociedade civil e público em geral.
Modalidade: 100% online, gratuito.
Inscrições: cursos.participama.com.br
Certificado: 40 horas.
Acessível em Libras.

Ementa:
• Conceitos de Juventude na sociedade ocidental, e suas relações com questões de gênero, raça e classe.
• Protagonismo juvenil e o processo histórico de luta pelos direitos da juventude no Brasil.
• O Estatuto da Juventude em seus principais pontos, identificando suas contribuições na criação de políticas públicas para os jovens, bem como os desafios a serem superados para implementação de políticas nesta área.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias