O Ministério das Relações Exteriores do Brasil emitiu comunicado prestando solidariedade ao povo haitiano após o forte terremoto que abalou o país neste sábado (14) e informou que, até agora, não há registro de brasileiros vítimas do tremor, de magnitude 7,2.
De acordo com a nota do Ministério, o governo brasileiro "reafirma seu firme compromisso com a continuidade da ajuda humanitária" prestada ao Haiti. A comunidade brasileira naquele país é estimada em 50 pessoas.
O Ministério informou ainda que segue acompanhando a situação de calamidade no Haiti por meio da embaixada brasileira em Porto Príncipe.
O forte tremor que abalou o Haiti neste sábado provocou a morte de ao menos 304 pessoas, de acordo com novo boletim emitido pela Defesa Civil do país. Os números iniciais apontavam para 29 mortos. Segundo os novos dados divulgados, 160 das vítimas estavam no sul do território haitiano, onde foi registrado o epicentro do tremor, enquanto 100 estavam em Grand'Anse, um dos departamentos mais afetados na catástrofe.
Ainda conforme o balanço da Defesa Civil, já foram notificados 1,8 mil feridos em decorrência do terremoto de magnitude 7,2.
O tremor sacudiu o país por volta das 8h30 (9h30 no horário de Brasília), a 12 km da cidade de São Luís do Sul, localizada a 160 km da capital haitiana, Porto Príncipe, segundo dados do Instituto Geológico dos Estados Unidos (USGS). E chegou a ser sentido também na República Dominicana e em Cuba, tendo uma réplica com magnitude de 5,2 graus, a 17 quilômetros da localidade de Chantal.