Quinta, 28 de Março de 2024
16°

Tempo limpo

Nova Cantu, PR

Direitos Humanos Maranhão

Parceria entre Seduc, Secma e Seejuv garante criação do Centro de Referência para a Juventude, em São Luís

Em São Luís, o Centro de Referência da Juventude funcionará no Centro de Criatividade Odylo Costa Filho.

13/08/2021 às 16h55
Por: Redação Fonte: Secom Maranhão
Compartilhe:
<em>Parceria entre Seduc, Secma e Seejuv garante criação do Centro de Referência para a Juventude, em São Luís (Foto: João Aroucha)</em>
Parceria entre Seduc, Secma e Seejuv garante criação do Centro de Referência para a Juventude, em São Luís (Foto: João Aroucha)

O Governo do Maranhão anunciou, na última quinta-feira (12), a criação do Centro de Referência da Juventude (CRJ), em São Luís. O anúncio foi marcado pela assinatura do Termo de Cooperação Técnica firmado com a parceria entre as Secretarias de Estado da Educação (Seduc), Cultura (Secma) e Juventude (Seejuv).

O Termo de Cooperação Técnica visa a implementação de ações conjuntas entre as Secretarias que assegurem a realização das obras necessárias para a instalação do CRJ.

Em São Luís, o Centro de Referência da Juventude funcionará no tradicional espaço do Centro de Criatividade Odylo Costa Filho, no Centro Histórico, e contará com espaços adequados para prática esportiva, vivência comunitária e ações que visam promover o protagonismo juvenil e a formação profissional, geração de oportunidades e apoio ao empreendedorismo, à produção de conhecimento e estímulo à criatividade e inovação, além da participação da juventude maranhense em atividades culturais e artísticas.

O secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, destacou que esta é mais uma ação do Governo do Estado que faz parte do Programa Nosso Centro e a escolha do Odylo Costa Filho para o funcionamento do CRJ, em São Luís, tem por objetivo facilitar o acesso de todos ao Centro de Referência, uma vez que o espaço está localizado no coração da capital, sendo um dos berços da cultura e patrimônio histórico maranhense.

“Todo Centro de Juventude é muito importante porque é um local que agrega cultura, lazer e educação, para que a gente possa fomentar ainda mais a produção dos nossos jovens, fazendo com que eles tenham oportunidades. E é isso que o Governo Flávio Dino faz desde o início, dá oportunidade para as pessoas que mais precisam. A juventude é o nosso futuro, daí a necessidade de termos uma atenção especial. Essa revitalização faz parte, também, do Programa Nosso Centro, para que a gente possa levar a juventude a frequentar o Centro Histórico de São Luís. Ali os jovens e estudantes vão poder ter contato próximo com a cultura e com o patrimônio histórico para conhecer, preservar e dar mais valor, além de renovar o sentimento de pertencimento para as futuras gerações”, enfatizou Anderson Lindoso.

“Essa é mais uma ação do Governo Flávio Dino, com a parceria de várias secretarias [de Educação, de Juventude e de Cultura] para fazer um investimento na juventude. A gente sabe que a juventude é a base de tudo e essa ação tem como objetivo buscar dias melhores para esses tempos tão difíceis pelos quais nós todos temos passado. Um Centro de Referência da Juventude em São Luís com certeza vai fomentar bastante atividades, e engrandecer e muito a qualidade de vida desses jovens, tirando da marginalidade e do mundo das drogas, e incentivando diversas atividades culturais, educacionais, de esporte e lazer”, declarou Vitor Pflueger, secretário adjunto de Administração da Seduc, que – no ato de assinatura do Termo de Cooperação – representou o secretário de Estado da Educação, Felipe Camarão.

Foto: Reprodução/Secom Maranhão

Já a titular da pasta da Seejuv, Tatiana Pereira, lembrou que a data da assinatura de mais esse Termo de Cooperação entre as Secretarias é simbólica, uma vez que o ‘12 de agosto’ marca o Dia Internacional da Juventude e essa assinatura consolida ainda mais essa parceria que já conta a com a criação de mais Centros de Referência nas cidades de: Açailândia, Caxias e Pedreiras.

“A data de hoje [Dia Internacional da Juventude] é muito significativa. É mais uma importante entrega do Governo do Estado para a juventude do Maranhão, um lugar que será um espaço de conhecimento e produção de ideias para a juventude. Então, essa parceria é fundamentada em vários princípios: de igualdade, de direitos, de buscar conhecimento e de garantir oportunidades para a juventude do Maranhão. Já temos uma parceria com a Seduc e a Secma para a implantação de outros Centros da Juventude em Açailândia, em Caxias e estamos caminhando para a implantação de um também em Pedreiras. E aqui em São Luís vamos coroar com esse grande espaço que será no Odylo Costa Filho”, disse Tatiana Pereira. 

“A gente sabe que a juventude precisa muito da educação e da cultura para buscar um futuro mais promissor. Então, o governador Flávio Dino sempre busca essas ações transversais entre as várias Secretarias para que a gente possa conseguir levar cultura, educação e esporte para a nossa juventude exatamente para formar profissionais melhores para o nosso estado. E só quem tem a ganhar é a cidade de São Luís, é o Maranhão e o povo do nosso estado”, concluiu Vitor Plueger.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Veja também
Nova Cantu, PR Atualizado às 05h05 - Fonte: ClimaTempo
16°
Tempo limpo

Mín. 16° Máx. 26°

Sex 29°C 16°C
Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 28°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias