O Talibã festejou a captura de sua primeira capital provincial do Afeganistão, após o grupo ter lançado várias ofensivas no país contra as forças governamentais.
URGENTE: Usando Humvees blindados dos EUA, o Talibã capturou Zaranj, capital da província de Nimroz, e Shabarghan, capital da província de Jowzjan.
Agora, muito mais vídeos e imagens do acontecimento se encontram circulando nas redes sociais, mostrando combatentes do Talibã conduzindo Humvees e erguendo a bandeira do grupo.
Uma visão bastante irônica. Unidades talibãs entrando na província de Nimroz em dezenas de veículos Humvee dos EUA. As tropas do governo também se retiraram do aeroporto de Zaranj.
Apesar de ser uma capital provincial, Zaranj não é a primeira cidade a ser tomada. Na semana passada, também a capital da província de Helmand foi invadida e praticamente tomada pelos talibãs, após terem conseguido conquistar nove de seus dez distritos.
O Talibã gostaria de agradecer aos contribuintes norte-americanos por sua recente grande doação de veículos. Usar pickups como veículos de transporte de pessoal (APC) estava ficando caro com toda a inflação de carros usados.
De igual modo, também a segunda maior cidade, Kandahar – da província do mesmo nome – foi invadida pelo grupo insurgente, onde um chefe da polícia local declarou, na quinta-feira (5), que o Talibã executou aproximadamente mil pessoas na cidade.
Insurgentes do Talibã dentro da sede da polícia de Nimroz. Eles apreenderam muitos caminhões Ranger e Humvees.
Segundo o mais recente relatório do principal enviado do governo dos EUA ao Afeganistão, John Sopko, o Talibã já controla, pelo menos, metade dos 419 distritos do país, quase duplicando seu domínio territorial entre junho e julho.