Sexta, 29 de Março de 2024
17°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Agropecuária Minas Gerais

Curso prepara agricultores familiares para participação em feira virtual

Internet é alternativa para manter o escoamento da produção, em virtude do distanciamento social imposto pela pandemia

05/08/2021 às 12h45
Por: Redação Fonte: Secom Minas Gerais
Compartilhe:
Divulgação / Emater-MG
Divulgação / Emater-MG

A suspensão temporária de feiras livres presenciais e das entregas de produtos para a alimentação escolar em vários municípios prejudicou o escoamento dos itens agropecuários. Nesse cenário de crise, a internet surgiu como alternativa para manter a comercialização. No Triângulo Mineiro, mais um município se prepara para ter a sua feira de agricultura familiar virtual, depois de uma capacitação destinada aos feirantes. 

O curso “Boas Práticas de Fabricação” foi oferecido aos agricultores que participam do projeto de vendas pela internet. A iniciativa é resultado de parceria entre  Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG)Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) Campus Avançado Campina Verde e Prefeitura de Campina Verde.

Os temas abordados incluíram uso correto de defensivos agrícolas, período de carência e devolução de embalagens, cuidados com a vacinação do rebanho e ordenha higiênica do leite. O curso é uma das exigências para que os produtores rurais possam participar da feira virtual.

A extensionista de Bem-estar Social da Emater-MG no município, Márcia Helena Barbosa, foi a responsável pela capacitação. Participaram também, como instrutores, os técnicos do escritório do IMA em Campina Verde, Rafael Raulino Ferreira e Bernardo José Rezende. Já os estudantes do campus de Campina Verde do IFTM vão oferecer treinamento sobre marketing digital, instruindo os produtores sobre a melhor forma de fotografar e descrever seus produtos nas redes sociais. 

De acordo com o diretor do IFTM no município, Antonio Maximiano Neto, o instituto fará as postagens dos produtos a serem comercializados, mas o objetivo é que os produtores assumam essa função posteriormente.

Parcerias

Márcia Helena Barbosa destaca o papel das parcerias para que a feira seja criada, também auxiliam o projeto o Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS) e a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura. A extensionista da Emater-MG lembra que, além de melhorar a renda dos produtores e a economia da região, a feira virtual também será importante para garantir o acesso da população a alimentos frescos e saudáveis. A previsão é que a iniciativa entre em funcionamento em um mês.

Uma pesquisa realizada pela Emater-MG em todo o estado, em março de 2021, constatou que a venda por meio das mídias sociais, com sistemas de entrega domiciliar, já é realidade  em mais de 60% dos municípios mineiros.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 02h05 - Fonte: ClimaTempo
17°
Tempo nublado

Mín. 16° Máx. 28°

Sáb 30°C 16°C
Dom 32°C 18°C
Seg 22°C 18°C
Ter 26°C 18°C
Qua 29°C 18°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias