A Apeoesp (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de SP) divulgou nesta sexta-feira (30) a pesquisa Percepção de professores, pais e estudantes sobre os impactos da pandemia na escola pública do estado de SP e as aulas presenciais. O estudo foi conduzido pelo Instituto Vox Populi e aponta que 80% dos pais de alunos e professores estão com medo do retorno presencial às escolas.
As aulas virtuais foram reprovadas pela comunidade escolar: professores (66,9%), pais (74,7%) e alunos (73,9%), mas, mesmo assim, 85,6% dos professores, 81,8% dos pais e 76,1% dos alunos têm medo da contaminação pela covid-19 no retorno precipitado às aulas presenciais.
O estudo também mostra que 15% dos estudantes do estado de São Paulo deixaram a escola durante a epidemia de covid-19. Esses alunos não acompanharam o ensino remoto por falta de acesso à internet ou de equipamentos como computadores ou celulares, além da necessidade de trabalhar. Apenas 56% dos alunos ouvidos se dedicam apenas aos estudos.
Metade dos entrevistados afirmaram que não receberam nenhum suporte para trabalharem ou
estudarem remotamente, como equipamentos, pacote de dados para acesso à internet ou mesmo help desk do governo ou da escola para as aulas remotas. Entre os pais de alunos, essa reclamação chega a 73,8%. Entre os alunos do ensino médio, 63,2% também não teve este apoio e, entre os professores, 54,3%.