Mais de 860 profissionais que atuam com artesanato, música, teatro, entre outras áreas da cadeia produtiva ligada à cultura, recebem nesta semana as cestas básicas do Projeto de Assistência à Classe Artística e Cultural, executado pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Agência do Desenvolvimento do Turismo, Cultura e Economia Criativa (Adetuc), em parceria com a Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas).
Atendendo as cidades de Abreulândia, Araguacema, Bernardo Sayão, Caseara, Divinópolis do Tocantins, Dois Irmãos, Guaraí, Miracema do Tocantins, Miranorte, Pequizeiro, Presidente Kennedy, Tabocão e Rio dos Bois, a ação visa que os impactos ocasionados pela pandemia da Covid-19 sejam minimizados. Ao todo, mais de 8 mil kits alimentares serão entregues à classe artística e cultural do estado do Tocantins.
Ao receber os kits de alimentação, o prefeito de Bernardo Sayão, Osório Antunes Filho, reafirmou que a ação é imprescindível para que a cultura passe por esse momento difícil. "Isso mostra a importância do apoio do Governo do Estado na assistência aos municípios e principalmente aos artesãos, músicos e demais artistas", destacou o gestor.
Já em Guaraí, o cantor e compositor João Grilo destacou que é honra para os artistas contar com o apoio do Governo do Estado, por meio da Adetuc e da Setas. "Durante o período de pandemia, muitas famílias foram ajudadas e conseguiram colocar o alimento dentro de casa", declarou.
O gestor da Secretaria Estadual do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), José Messias Araújo, ressaltou a importância do trabalho em equipe realizado pelos órgãos do Estado. “Quando trabalhamos de mãos dadas com outras instituições, as ações fluem e chegam com mais eficiência às famílias em situação de vulnerabilidade”, afirmou o secretário.
Já o presidente da Adetuc, Jairo Soares Mariano, afirmou que as ações de assistência à classe cultural continuarão sendo uma prioridade do Governo do Tocantins. “Estamos caminhando cada vez mais para a retomada de todas as ações de cultura, mas até que isso ocorra de forma integral é uma determinação do governador Mauro Carlesse atender toda a classe, pois o Estado reconhece o impacto durante esses meses de pandemia e os seus reflexos diretos na vida das famílias que têm a renda fruto da produção cultural”, frisou Jairo Mariano ao destacar o apoio dado aos artistas por meio da Lei Aldir Blanc e a formatação de novas parcerias com foco no fomento da cultura do Estado.