Sexta, 07 de Novembro de 2025
15°C 27°C
Nova Cantu, PR
Publicidade

Educação e desenvolvimento infantil: como identificar sinais de déficit cognitivo em crianças?

Ana Regina Caminha Braga, Mestre em Educação, psicopedagoga especialista em Gestão Escolar e Educação Inclusiva , fala sobre expectativas de acordo com cada faixa etária e pontos a serem observados

Redação
Por: Redação
26/07/2021 às 19h04
Educação e desenvolvimento infantil: como identificar sinais de déficit cognitivo em crianças?

Acompanhar o crescimento de uma criança é estar atento e celebrar cada nova conquista, sejam os primeiros passos, as primeiras palavras faladas e escritas, a identificação de cores e objetos, entre tantas outras grandes e pequenas descobertas que compõem o dia a dia de um ser humano em desenvolvimento. Mas quando esse desenvolvimento pode ser considerado como um alerta? Muitos pais, professores e responsáveis pelos pequenos em diferentes fases têm dúvidas sobre o tempo ideal para cada progresso e embora não existam números e idades exatas, há parâmetros que podem ser analisados para indicar se a criança apresenta sinais de algum déficit cognitivo.

De acordo com  a psicopedagoga Ana Regina Caminha Braga, Mestre em educação e especialista em Gestão Escolar e Educação Inclusiva, uma percepção assertiva se baseia na observação do comportamento da criança. “Não existe uma idade exata para identificar sinais de déficit cognitivo, mas a mãe, o pai ou responsável pode observar no contato com a criança desde a amamentação, no engatinhar, nos primeiros passos e palavras. Existe um norte para o desenvolvimento infantil dentro da perspectiva de Piaget, que os profissionais da psicologia e educação estudam e seguem, e que também pode ser consultada pelos pais. Se a criança não atinge essas fases, os profissionais e a escola podem indicar os encaminhamentos para o neurologista, fonoaudiólogo, pediatra e outros”, detalha a especialista.          

Para saber se determinada criança apresenta indícios de alguma lacuna intelectual, sensorial ou motora, o ideal é estar atento as individualidades de cada um, ao mesmo tempo em que analisa o comportamento de acordo com os padrões de referência. “Dentro da perspectiva de Piaget estão as fases e faixa etária que a criança precisa atender, considerando que cada uma pode apresentar suas particularidades. Até os dois anos de idade por exemplo, ela precisa gerar reflexos e interagir com a realidade de forma intuitiva e respondendo a estímulos. Dos dois aos sete, começa a estar consciente de seu comportamento e compreender as regras e o conceito de obediência, mas ainda não consegue fazer diferenciações matemáticas. Essas perspectivas devem ser discutidas e observadas pelos pais, responsáveis e professores, para que então, ao detectar uma especificidade, seja realizada a procura por especialistas”, destaca a psicopedagoga. 

Quando a criança não atender o que prevê os parâmetros de desenvolvimento infantil, que podem ser avaliados de acordo com a maneira como ela interage e retém informações, desde o contato com a mãe na amamentação até a fase de engatinhar, andar, falar, escrever e realizar suas atividades de forma independente, é preciso buscar acompanhamento adequado para que a criança seja diagnosticada devidamente. “O primeiro passo ao identifica estes sinais é procurar os profissionais como pediatra, psicólogo, psicopedagogo e neurologista além de comunicar a escola e demais ambientes de aprendizado que a criança frequente”, explica a especialista. Quanto à possibilidade de reverter o diagnóstico a especialista esclarece que não é possível prever. “A orientação deve ser dada pelos profissionais que atenderão o caso da criança em específico. Tudo vai depender do diagnóstico exato e dos encaminhamentos necessários”, completa Ana Regina Caminha Braga. 

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR
22°
Chuvas esparsas
Mín. 15° Máx. 27°
23° Sensação
2.69 km/h Vento
93% Umidade
100% (42.15mm) Chance chuva
05h38 Nascer do sol
18h47 Pôr do sol
Sábado
22° 12°
Domingo
25° 11°
Segunda
27° 14°
Terça
28° 16°
Quarta
29° 16°
Economia
Dólar
R$ 5,34 -0,18%
Euro
R$ 6,17 -0,01%
Peso Argentino
R$ 0,00 +2,94%
Bitcoin
R$ 586,681,39 +3,07%
Ibovespa
154,063,53 pts 0.47%
Publicidade
Lenium - Criar site de notícias