Quinta, 25 de Abril de 2024
28°

Parcialmente nublado

Nova Cantu, PR

Cultura Documentário

‘Suffragettes’: documentário conta a história da luta pelo voto feminino nos Estados Unidos

Um dos diretores de cinema mais reverenciados de todos os tempos, o “mestre do suspense” tem a vida desvendada pelo olhar de sua esposa, a roteirista e editora cinematográfica Alma Reville.

23/07/2021 às 20h42
Por: Redação
Compartilhe:
‘Suffragettes’: documentário conta a história da luta pelo voto feminino nos Estados Unidos

A conquista do voto feminino nos Estados Unidos não veio fácil. Durante décadas, diversas mulheres se engajaram na luta pelo direito de participar das eleições. A trajetória das sufragistas norte-americanas é contada pela série inédita “O Voto: A História das Sufragistas”, que estreia com exclusividade no canal Curta!. A produção, dividida em quatro episódios, contém um rico acervo historiográfico, além de depoimentos de historiadores e demais pesquisadores. Juntos, esses elementos narram os acontecimentos da época. 

Entre a segunda metade do século XIX e o início do XX, milhares de mulheres da Inglaterra e dos Estados Unidos estavam alinhadas na campanha pelo direito a um papel social mais igualitário em relação aos homens. Eram chamadas, em ambos os países, de sufragistas – ou de “suffragettes”, termo inicialmente pejorativo que se popularizou.

No primeiro episódio, a série mostra os desafios e as conquistas das primeiras “suffragettes”, que abriram os caminhos para que mulheres começassem a se emancipar do ambiente doméstico. A produção também apresenta algumas das principais lideranças do movimento, sobretudo Alice Paul, natural de Nova Jersey que, ao passar um tempo na Inglaterra, pôde acompanhar de perto o forte movimento sufragista inglês. Depois de uma temporada na prisão, em Londres, ela volta aos Estados Unidos disposta a se aprofundar na luta sufragista, mudando a história de seu país. A estreia do primeiro episódio é na Sexta da Sociedade, 30 de julho, às 23h. Os quatro episódios já estão no Curta!On.

 

Hitchcock em doc, a partir do olhar de sua esposa

 

Alfred Hitchcock é tema do documentário “Hitchcock — O Homem Por Trás do Ídolo”, um conteúdo da produtora francesa Arte dirigido por Laurent Herbiet. Um dos diretores de cinema mais reverenciados de todos os tempos, o “mestre do suspense” tem a vida desvendada pelo olhar de sua esposa, a roteirista e editora cinematográfica Alma Reville. 

Por mais de 50 anos, Alma esteve ao lado de Hitchcock na vida conjugal e profissional. Ela foi fundamental para a consolidação da obra do diretor. Entre luzes e sombras, ambos se misturam em diversos momentos, gerando uma produção cinematográfica que marcaria para sempre a história da sétima arte. A exibição é na Quarta do Cinema, 28 de julho, às 21h05.

Segunda da Música (MPB, Jazz, Soul, R&B) – 26/07

21h30 – “Roda de Choro” (Série) - Ep. “O Choro Vive”

Episódio de encerramento da primeira temporada da série “Roda de Choro”. O choro, gênero centenário, está presente e forte na vida musical brasileira. Seus clássicos e as composições contemporâneas são abordados neste episódio, que mostra o que a nova geração de músicos tem feito dentro desse gênero. Direção: Luiz Guimarães de Castro. Duração: 26 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 27 de julho, terça-feira, às 01h30; 28 de julho, quarta-feira, às 09h30; 31 de julho, sábado, às 18h35.

Terça das Artes – 27/07

22h20 – “Sonhos em Movimento” (Documentário)

Em 2008, poucos meses antes de sua morte, a coreógrafa Pina Bausch decide fazer uma nova montagem de seu famoso espetáculo “Kontakthof”. Em vez de colocar em cena os bailarinos da sua famosa companhia, ela escolhe trabalhar com adolescentes de 14 a 18 anos das escolas da cidade de Wuppertal, que nunca tinham subido em um palco nem dançado antes. O documentário é sobre a história desses jovens e a dança.  Direção: Anne Linsel e Rainer Hoffmann. Direção: Rainer Hoffmann, Anne Linsel Duração: 90 min. Classificação: Livre. Horários alternativos: 28 de julho, quarta-feira, às 02h20; 29 de julho, quinta-feira, às 10h20; 31 de julho, sábado, às 22h;

Quarta de Cinema (Filmes e Documentários de Metacinema) – 28/07

21h05 – " Hitchcock — O Homem Por Trás do Ídolo” (Documentário) 

O que realmente sabemos sobre o homem por trás do diretor? Através dos olhos íntimos, gentis e críticos de sua esposa e colaboradora, Alma, este filme nos permite redescobrir Hitchcock sob nova luz. Diretor: Laurent Herbiet. Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários Alternativos: 29 de julho, quinta-feira, às 01h05; 30 de julho, sexta-feira, às 09h05; 31 de julho, sábado, às 16h; 

Quinta do Pensamento (Literatura, Filosofia, Psicologia, Antropologia) – 29/07

22h30 - “Frágil Equilíbrio (Documentário)

Por meio de três histórias que abrangem três continentes, nós nos vemos refletidos nas vidas de imigrantes africanos à procura de um lugar seguro, de trabalhadores espanhóis e de assalariados japoneses com pouco tempo para descanso. As palavras de José Mujica, ex-presidente do Uruguai, costuram as três histórias e nos fazem perceber que continentes e classes podem nos dividir, mas a humanidade nos une. Diretores: Guillermo García López. Duração: 81 min. Classificação: Livre. Horários Alternativos: 30 de julho, sexta-feira, às 2h30; 16h30; 01 de agosto, domingo, às 15h10; 

Sexta da Sociedade (História Política, Sociologia e Meio Ambiente) – 30/07

23h– “O Voto: A História das Sufragistas” (Série) – Parte 1 

A primeira parte da série rastreia a ascensão da militância sufragista nos Estados Unidos, uma abordagem de ação inspirada nas sufragistas da Grã-Bretanha. Em 1911, “votes for women” haviam se tornado, como observou um jornalista, “as três pequenas palavras que constituem a maior questão no mundo hoje”. Diretora: Michelle Ferrari Duração: 52 min. Classificação: 12 anos. Horários alternativos: 31 de julho, sábado, às 03h e 12h; 1 de agosto, domingo, às 18h;

Sábado – 31/07

20h10– "Geografia da Arte” (Série) – Episódio “Keith Haring + Bahia

Durante uma breve e fulgurante carreira que atravessou os anos 1980, o artista americano Keith Haring passou muito tempo viajando e trabalhando em dezenas de cidades internacionais. Mas foi em uma pequena praia na Bahia que esse ícone da pop art encontrou a mudança de ritmo de que tanto precisava. O episódio leva o público a Serra Grande, onde, quase 30 anos atrás, o artista procurou refúgio para seu estilo “jet-setter” de celebridade do mundo das artes. Neste vilarejo que não tinha luz ou água encanada na época, ele “desapareceu” do mundo para ficar desenhando na areia da praia e pintando árvores e casas de pescadores. Diretores: Guto Barra e Tatiana Issa. Duração: 52 min. Classificação: Livre. 

Domingo – 1/08

19h45– “You Tubers” (Documentário)

 

O documentário acompanha a rotina de quatro atuantes influenciadores digitais da atualidade: Jout Jout, Bispo Arnaldo, Rita Von Hunty e Spartakus. São pessoas comuns que arrebanharam uma multidão de milhares de seguidores através da internet, usando como ferramenta o audiovisual. Por meio de depoimentos desses quatro protagonistas e de seus amigos e familiares, é possível entender melhor o universo das redes sociais. Contrastando a despretensiosa produção caseira desses youtubers com sua repercussão colossal na internet, fica claro que, mais importante do que o apuro técnico, o que conta é conteúdo transmitido nos vídeos, um terreno fértil para causas sociais, engajamentos e entretenimento. Diretor: Bebeto Abrantes e Sandra Werneck. Duração: 80 min. Classificação: 14 anos. Horários alternativos: 02 de agosto, segunda-feira, às 15h30; 03 de agosto, terça-feira, às 09h30.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
Nova Cantu, PR Atualizado às 15h05 - Fonte: ClimaTempo
28°
Parcialmente nublado

Mín. 17° Máx. 28°

Sex 29°C 18°C
Sáb 30°C 19°C
Dom 30°C 19°C
Seg 30°C 20°C
Ter 31°C 19°C
Horóscopo
Áries
Touro
Gêmeos
Câncer
Leão
Virgem
Libra
Escorpião
Sagitário
Capricórnio
Aquário
Peixes
Ele1 - Criar site de notícias