A Biblioteca Pública Estadual de Minas Geraisretomou o atendimento presencial, de forma parcial, desde 19/7. Seguindo rígido protocolo de segurança sanitária, os setores de empréstimo domiciliar, hemeroteca histórica, coleções especiais e periódicos atenderão ao público de forma reduzida, às terças-feiras e às quintas-feiras, das 10h às 16h.
O setor de empréstimo domiciliar estará aberto apenas para recebimento de livros que tinham data de devolução agendada para o período após a publicação do decreto do Governo do Estado que determinou a paralisação das atividades na Biblioteca Estadual.
Os livros deverão ser entregues somente no setor Infantojuvenil – Biju. O material recebido será colocado em quarentena por sete dias, em espaço adequado e em acordo com protocolos sanitários. Não haverá cobrança de multas ou advertências aos leitores que estão em débito. Já o empréstimo de livros do acervo segue suspenso até que as regras de flexibilização sejam alteradas.
Na hemeroteca histórica e no setor de coleções especiais, o atendimento ao público ocorrerá mediante agendamento prévio pelo e-mail hemerotecahistoricamg@gmail.com. Serão atendidos pequenos grupos de até seis pessoas.
O setor de coleções especiais também adotará as mesmas medidas de atendimento, com agendamento pelo e-mail mineiriana.biblioteca@secult.mg.gov.br.
Já o setor de periódicos adotará um atendimento mais restrito, com um usuário atendido por vez. O agendamento deve ser feito pelo e-mail xerox.biblioteca@secult.mg.gov.br, e a consulta estará restrita apenas a exemplares impressos do jornal Minas Gerais.
Doações
O setor de seleção e aquisição da Biblioteca, do Núcleo de Formação e Processamento Técnico de Acervos receberá apenas doações de materiais provenientes das leis de incentivo. As demais doações seguem suspensas.
Galeria
A Galeria de Artes Paulo Campos Guimarães está aberta de forma integral, desde 7/7. O espaço recebe a exposição Viagens em Quadrinhos, do desenhista francês Jean Dinis Pendanx. As visitações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. A entrada é gratuita e não há necessidade de agendamento prévio.