
Desde fevereiro de 2021, quando o Instituto de Gestão Previdenciária do Pará (Igeprev) iniciou o processo de interiorização dos serviços, por meio do projeto itinerante, 9 mil aposentados e pensionistas já foram atendidos nas unidades móveis, em 21 municípios. Os caminhões equipados com ar-condicionado, internet, notebook, impressora, scanner, câmera de alta definição e equipamentos de coleta de biometria, além de rampas de acessibilidade, já percorreram 6 mil quilômetros por estradas paraenses, atendendo uma demanda antiga dos beneficiários, que pediam mais facilidade no acesso aos serviços oferecidos pelo Instituto.

Um ato em Salinópolis, no Nordeste do Pará, marcou a implantação do projeto itinerante no município. O presidente do Igeprev, Giussepp Mendes, agradeceu a dedicação dos servidores e o comparecimento dos segurados. “Desde fevereiro estamos com esse caminhão rodando por todas as regiões do Estado, e os números são fantásticos. O atendimento feito nas unidades móveis fica próximo ao realizado na sede do Instituto. Estamos muito felizes", afirmou.
Até o final deste ano as unidades móveis vão percorrer cerca de 3 mil quilômetros, passando por mais 23 municípios. O trabalho atende a todos os protocolos sanitários para evitar a disseminação do novo coronavírus. "Num ano tão difícil como este, de pandemia, os beneficiários não precisaram se deslocar por imensas distâncias, evitando o contato com centenas de pessoas no transporte público, o que é muito gratificante pra nós", disse a servidora Joyce Maciel.
Serviço: As unidades móveis do Igeprev estão com programação definida até novembro. O percurso abrange as regiões Nordeste, Baixo Amazonas e Arquipélago do Marajó.