Os pandas gigantes estão oficialmente fora da lista de animais ameaçados de extinção, anunciaram as autoridades chinesas na última semana. Com mais de 1,8 mil representantes na natureza atualmente, a espécie passou a ser considerada como vulnerável.
“A China estabeleceu um sistema de reservas naturais relativamente complexo”, afirmou Cui Shuhong, diretor do Departamento de Proteção Ecológica Natural do Ministério de Ecologia e Meio Ambiente. “Grandes áreas foram completamente protegidas e a vida selvagem foi melhorando efetivamente”, ele explicou.
Os pandas gigantes são uma espécie difícil de se reproduzir, porque as fêmeas têm um período fértil entre 24 e 72 horas por ano. Desde a década de 1970, a China tem trabalhado para aumentar os números da espécie, criando habitats pensados para o bem-estar dos animais.
Durante uma coletiva de imprensa, Cui ainda afirmou que outras espécies raras e em risco de extinção estão crescendo gradualmente, incluindo tigres siberianos, leopardos de Amur, elefantes asiáticos e íbis-de-crista.