A prevenção e o controle dos desmatamentos e queimadas na Amazônia serão tema se debate na Comissão de Fiscalização e Controle (CTFC). O debate, marcado para as 14h30, terá representantes de órgãos do governo, Ministério Público, Polícia Federal e organizações não governamentais.
O requerimento para a audiência é do senador Reguffe (Podemos-DF). Ao apresentar o pedido, ele citou dados do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que registraram em 2021 o maior desmatamento para o mês de março dos últimos 10 anos. De acordo com boletim divulgado pelo instituto, a destruição na Amazônia Legal totalizou 810 quilômetros em março de 2021, um aumento de 216% em relação a março de 2020.
Já confirmaram presença na audiência o coordenador do Projeto MapBiomas, Tasso Azevedo; o coordenador do Programa de Monitoramento da Amazônia e Demais Biomas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Cláudio de Almeida; o subprocurador-geral da República Luiz Augusto Lima; a procuradora regional da República Sandra Akemi Kishi; e o Coordenador-Geral de Polícia Fazendária da Polícia Federal, delegado Cléo Mazzotti.
Também devem comparecer representantes da Rede de Ação Política pela Sustentabilidade (RAPS), do Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), do Ministério do Meio Ambiente; da Diretoria de Fiscalização do Ibama e do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (IPAM).
O evento será interativo: os cidadãos podem enviar perguntas e comentários pelo Portal e?Cidadania, que podem ser lidos e respondidos pelos senadores e debatedores ao vivo. O Senado oferece uma declaração de participação, que pode ser usada como hora de atividade complementar em curso universitário, por exemplo. O Portal e?Cidadania também recebe a opinião dos cidadãos sobre os projetos em tramitação no Senado, além de sugestões para novas leis.
Mín. 17° Máx. 30°