Estadual

Lives comemoram 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente

Publicados

em


.

Em comemoração aos 30 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), a Secretaria da Justiça, Família e Trabalho, através do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente (CEDCA), realiza, de 13 a 31 de julho, 15 lives sobre políticas públicas e os principais direitos garantidos pelo estatuto. As transmissões ao vivo vão acontecer de segunda a sexta-feira, das 10 às 12h no canal do Youtube da Sejuf (http://abre.ai/sejufparana).

O objetivo da iniciativa é fortalecer a reflexão sobre a importância das políticas públicas de atendimento aos direitos fundamentais da criança e do adolescente e estimular a participação da sociedade na defesa destes direitos. As lives são dirigidas especialmente a profissionais da educação, saúde, assistência social, socioeducação, segurança pública, justiça, conselheiros tutelares e conselheiros de direitos, mas podem ser acompanhadas por todos que tenham interesse no assunto.

“O Estatuto da Criança e do Adolescente transformou a vida de meninas e meninos, principalmente dos mais vulneráveis. Aqui no Paraná, a orientação do Governo do Estado é fortalecer as ações voltadas às políticas públicas nas áreas de proteção à infância e adolescência e assim garantir o direito ao amparo integral”, explica Mauro Rockenbach, secretário da Justiça, Família e Trabalho do Paraná.

Leia Também:  Governo abre novos leitos exclusivos Covid em Telêmaco Borba

Durante as três semanas serão abordados os principais direitos das crianças e adolescentes – o direito à vida e a saúde, à liberdade, respeito e dignidade, à convivência familiar e comunitária, à educação, cultura e esporte, e o direito à profissionalização. “O ECA mudou a concepção da política de assistência e proteção de crianças e adolescentes no Brasil, e fazer essas lives em alusão ao estatuto é colocar os direitos da infância no papel de destaque que ele deve ter”, ressalta a presidente do Cedca, Ângela Mendonça.

As transmissões terão a participação de representantes do Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PR), Ministério Público do Paraná, Associação de Conselheiros Tutelares do Paraná, entre outros, e contam com  apoio da Secretaria de Estado da Educação, Superintendência de Esporte do Paraná; Secretaria da Comunicação Social e da Cultura; Departamento de Atendimento Socioeducativo (Dease); Departamento de Assistência Social (Das); Departamento de Direitos Fundamentais e Cidadania; Fórum de Aprendizagem do Paraná; Ministério Público do Trabalho; Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defensoria Pública do Paraná.

Leia Também:  Comec reforça horários de 16 linhas metropolitanas

 

SERVIÇO:

Data: de 13 a 31 de julho

Horário: das 10h às 12h

Link para acompanhamento das “Lives”: http://abre.ai/sejufparana

 

PROGRAMAÇÃO:

13/07        Panorama atual do Estatuto da Criança e Adolescente – Avanços e Desafios. Abertura: presidente do CEDCA

14/07        Os Conselhos de Direitos da Criança e do Adolescente

15/07        O Conselho Tutelar

16/07        Rede de Proteção

17/07        Legislação e defesa dos direitos da criança e do adolescente

20/07       A educação e a escola

21/07        Saúde da criança e do adolescente

22/07        A política de assistência social

23/07        Segurança pública

24/07        Socioeducação

27/07        Enfrentamento às violências contra crianças e adolescentes

28/07        Trabalho infantil

29/07        Esporte, cultura e lazer

30/07        Convivência familiar e comunitária

31/07        Orçamento público

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Estadual

Paraná registra mais 1,9 mil casos e 54 mortes por Covid

Publicados

em

Por


.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o Paraná tem 102.615 casos confirmados de Covid-19 e 2.636 mortes em consequência da infecção.

O aumento de sexta para sábado foi de 1.900 diagnósticos positivos e 54 mortes. Há ajustes nos casos confirmados detalhados ao final do texto.

INTERNADOS – 1.445 pacientes estão internados. 1.209 ocupam leitos SUS (611 em UTI e 598 em leitos clínicos/enfermaria) e 246 leitos da rede particular (103 em UTI e 143 em leitos clínicos/enfermaria).

Há outros 741 pacientes internados, 305 em leitos UTI e 436 em enfermaria, que aguardam resultados de exames.

Estão em leitos das redes pública e particular e são considerados casos suspeitos.

MORTES – A secretaria informa a morte de 54 pacientes. Todos estavam internados. São 21 mulheres e 33 homens com idades que variam de 29 a 92 anos. Os óbitos ocorreram entre seis e 15 de agosto.

Os pacientes residiam em Curitiba (25), Almirante Tamandaré (4), Arapongas (2), Araucária (2), Fazenda Rio Grande (2), Pinhais (2), Rio Branco do Sul (2), São José dos Pinhais (2).

Leia Também:  Agilidade no atendimento aos municípios fortalece ações do Governo

Além destes óbitos, uma morte foi registrada em cada um dos seguintes municípios: Cambé, Campina Grande do Sul, Campo Largo, Cianorte, Foz do Iguaçu, Irati, Itaperuçu, Ivaiporã, Jandaia do Sul, Mandirituba, Ortigueira, Peabiru e Rio Negro.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 1.156 casos de pessoas que não moram no Estado. Destas, 29 morreram.

AJUSTES:

Alteração de município:

Um caso confirmado no dia 6/8 em Teixeira Soares foi transferido para Curitiba. Um caso confirmado no dia 6/8 em Teixeira Soares foi transferido para Ponta Grossa. Um caso confirmado no dia 31/7 em Curitiba foi transferido para São José dos Pinhais. Um caso confirmado no dia 31/7 em Peruíbe foi transferido para Curitiba. Um óbito confirmado no dia 1/8 em Faxinal foi transferido para Cruzmaltina. Um óbito confirmado no dia 12/8 em Cascavel foi transferido para Toledo.

EXCLUSÕES – Um caso confirmado no dia 13/8 em Cascavel foi excluído por duplicidade de notificação.

Leia Também:  Paraná registra mais 1,9 mil casos e 54 mortes por Covid

O óbito de um paciente do sexo masculino, de 56 anos, confirmado no dia 4/8 em Santo Inácio foi excluído por duplicidade de notificação.

Um outro caso confirmado no dia 29/7 em Santo Inácio foi excluído por duplicidade de notificação.

Confira o boletim no

www.saude.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-08/INFORME_EPIDEMIOLOGICO_15_08_2020%20.pdf

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo