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Instituto Água e Terra abre processo seletivo para 93 vagas

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O Instituto Água e Terra (IAT) abre nesta terça-feira (03) 93 vagas para preenchimento por Processo Seletivo Simplificado (PSS). São 17 cargos de nível médio técnico e 76 para nível superior. As inscrições podem ser feitas das 8 horas do próximo dia 03 até 23h59 do dia 17 de novembro pelo site da Fundação FAPIPA (www.fundacaofafipa.org.br).

O Processo foi autorizado devido ao adiamento das provas presenciais do Concurso Público do órgão, previsto para o mês de maio deste ano. As provas foram adiadas, sem previsão de retorno, devido à pandemia. O IAT é vinculado à Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest).

NOVAS VAGAS – De acordo com o diretor presidente do IAT, Everton Souza, os novos funcionários vão atender as demandas dos 21 Escritórios Regionais do IAT no Estado.

“Eles atuarão em ações de licenciamento, monitoramento, fiscalização e outorga pelo uso da água, que são grandes demandas da sociedade, especialmente do setor produtivo”, afirmou.

As vagas abertas são para os seguintes profissionais: técnico de manejo e meio ambiente (17); administrador (1); biólogo (8); engenheiro agrônomo (7); engenheiro cartógrafo (2); engenheiro civil (13); engenheiro florestal (13); engenheiro químico (13); engenheiro de pesca (2); geógrafo (3); geólogo (7); químico (4); e sociólogo (1).

Os salários variam de R$ 2.711,04, para os profissionais de nível técnico médio, a R$ 5.856,80, para os candidatos de nível superior, somando as gratificações. O contrato de trabalho é válido por 1 ano, prorrogável por mais um ano.

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ISENTOS – O Processo Seletivo oferece benefícios de isenção para candidatos cadastrados no Cadastro Único (CadÚnico), doadores de sangue e eleitores convocados e nomeados pela Justiça Eleitoral do Paraná. O período para solicitar a isenção da taxa de inscrição é das 8h do dia 03 às 23h59 do dia 06 de novembro.

Os requisitos exigidos para isenção da taxa estão descritos no Edital IAT nº 01/2020, que pode ser consultado nos sites da Fundação Fafipa, do IAT (www.iat.pr.gov.br) e da Sedest (www.sedest.pr.gov.br).

FRAUDE – A fim de evitar fraudes no pagamento da taxa de inscrição, o IAT alerta os candidatos a checar se os três primeiros números da linha digitável do boleto bancário iniciam com 341.  A mesma atenção deve ser ressobrada aos três últimos números, que condizem com o valor a ser pago.

Caso contrário, o candidato não deve realizar o pagamento e entrar em contato com a Fundação Fapipa através do e-mail [email protected] para receber orientações.

Dúvidas e problemas durante a inscrição podem ser sanadas pelo telefone (44) 3423-7278 ou pelo e-mail acima.

O INSTITUTO – O IAT tem a missão de proteger, preservar, conservar, controlar e recuperar o patrimônio ambiental, buscando melhor qualidade de vida e o desenvolvimento sustentável com a participação da sociedade.

O secretário Márcio Nunes lembra que o IAT foi criado no ano passado incorporando em um único órgão três Institutos (IAP, ITCG e Águas Paraná). “Hoje, as ações de preservação e fiscalização partem de um único instituto, o IAT. Para suprir a demanda em todo o Estado, é necessário que tenhamos bons profissionais e capacidade de atendimento”, disse. “Na área ambiental, a reforma garante maior celeridade aos processos, eficácia e economia ao Estado”.

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A junção dos institutos faz parte da reforma administrativa promovida pelo Governo do Estado desde o início de 2019, que reduziu a estrutura do Estado, diminuiu o número de cargos e o custeio da máquina.

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Último Concurso Público do IAT foi há mais de 30 anos

Para dar continuidade às diretrizes de proteção, preservação e gestão ambiental, de forma associada ao Plano de Governo vigente, a seleção imediata de novos profissionais se faz necessária. Já decorreram 30 anos desde a última contratação de efetivos e temporários.

Muitos servidores deixaram as funções pelos mais diversos motivos: aposentadorias, falecimentos, exonerações, demissões, realocações, ente outros.

A situação se agravou em virtude da Pandemia da Covid-19, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou que o surto da doença constitui uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional.

Isso levou à situação de teletrabalho os profissionais com mais de 60 anos, doenças crônicas e problemas respiratórios. Também foram dispensados todos os estagiários da Administração Direta, Autárquica e Fundacional do Estado do Paraná.

Por este motivo, o Concurso Público previsto para ser realizado pelo IAT neste ano (Edital SEAP nº 29/2020), foi adiado sem data prevista para acontecer. O PSS, portanto, surge como uma alternativa para suprir a carência de profissionais.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
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Matrícula para rede pública estadual começa nesta terça

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Começa nesta terça-feira (24) o período de matrícula escolar para o ano letivo de 2021 nos colégios da Rede Estadual. A confirmação das vagas, tanto para matrícula inicial quanto para rematrícula, será online e seguirá até 18 de dezembro.

O processo, que mobilizará pais e responsáveis de cerca de um milhão de estudantes, é orientado pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte em parceria com os Núcleos Regionais de Educação (NREs), Secretarias Municipais de Educação e instituições de ensino.

A confirmação das vagas escolares de estudantes da rede estadual deverá ser feita online, na “Área do Aluno” — uma plataforma da Secretaria para consulta ao boletim escolar, emissão de declaração de matrícula, solicitação do histórico escolar e atualização cadastral. A “Área do Aluno” pode ser acessada em www.areadoaluno.seed.pr.gov.br.
Pais ou responsáveis legais de estudantes provenientes da rede privada, matriculados em instituições que não utilizam o Sistema Escola Web, ou de alunos que vêm de outros estados ou países, devem acessar o formulário destinado à sua região (NRE), disponível nos links abaixo. Depois do preenchimento do formulário, é preciso solicitar a geração do Código Geral de Matrícula (CGM), necessário para acessar a “Área do Aluno”, onde, então, deve ser realizada a solicitação da vaga.
Somente no caso de não possuir celular e/ou acesso à internet, o pai, a mãe, o responsável legal ou o próprio estudante, maior de 18 anos, deverá comparecer na instituição de ensino para realizar esse processo online em computador por ela disponibilizado.
Orientações relacionadas ao processo de matrícula para outras ofertas de ensino disponibilizadas pela Secretaria da Educação podem ser verificadas na Instrução Normativa nº 002/2020 – SEED/DPGE, disponível neste link.

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DOCUMENTOS — Na hora de preencher o formulário, será necessário ter em mãos a certidão de nascimento ou carteira de identidade do estudante (se houver), declaração de vacinação, declaração ou histórico escolar, além de um comprovante de endereço e RG do responsável.

CÓDIGO PELO CELULAR – Para efetivar a matrícula na Área do Aluno os responsáveis vão precisar preencher um código que será enviado para o celular cadastrado. Ou seja, é importante ter esse número atualizado. Quem não fez a atualização solicitada anteriormente pelos colégios, vai precisar ir até a escola atual atualizar.

MATRÍCULAS ONLINE — Em 2019, a Secretaria implementou o processo de confirmação online de vagas para a matrícula inicial e para a rematrícula no Ensino Fundamental, Ensino Médio e Educação Profissional. A ação visa otimizar o tempo dos pais e responsáveis legais, bem como o planejamento escolar de toda a rede pública estadual. No ano passado, cerca de metade dos responsáveis e estudantes fizeram o procedimento online.

Links para os formulários de cada NRE e telefones para contato em caso de dúvidas:

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APUCARANA: rebrand.ly/cgm-apu – (43) 3420-1600
ÁREA METROPOLITANA NORTE: rebrand.ly/cgm-amn – (41) 3251-6500
ÁREA METROPOLITANA SUL: rebrand.ly/cgm-ams – (41) 3277-7355
ASSIS CHATEAUBRIAND: rebrand.ly/cgm-ass – (44) 3528-8300
CAMPO MOURÃO: rebrand.ly/cgm-cam – (44) 3518-2750
CASCAVEL: rebrand.ly/cgm-cas – (45) 3333-2800
CIANORTE: rebrand.ly/cgm-cia – (44) 3619-8100
CORNÉLIO PROCÓPIO: rebrand.ly/cgm-cor – (43) 3520-5101
CURITIBA: rebrand.ly/cgm-ctba – (41) 3326-2316
DOIS VIZINHOS: rebrand.ly/cgm-dvi – (46) 3581-5100
FOZ DO IGUAÇU: rebrand.ly/cgm-foz – (45) 3520-4000
FRANCISCO BELTRÃO: rebrand.ly/cgm-frb – (46) 3520-4900
GOIOERÊ: rebrand.ly/cgm-goi – (44) 3521-8650
GUARAPUAVA: rebrand.ly/cgm-gua – (42) 3621-7600
IBAITI: rebrand.ly/cgm-iba – (43) 3546-8100
IRATI: rebrand.ly/cgm-ira – (42) 3421-2200
IVAIPORÃ: rebrand.ly/cgm-iva – (43) 3472-5700

JACAREZINHO: rebrand.ly/cgm-jac – (43) 3511-4200
LARANJEIRAS DO SUL: rebrand.ly/cgm-lar – (42) 3635-8900
LOANDA: rebrand.ly/cgm-loa – (44) 3425-8100
LONDRINA: rebrand.ly/cgm-lon – (43) 3371-1300
MARINGÁ: rebrand.ly/cgm-mar – (44) 3218-7100
PARANAGUÁ: rebrand.ly/cgm-png – (41) 3420-7200
PARANAVAÍ: rebrand.ly/cgm-pnv – (44) 3421-1900
PATO BRANCO: rebrand.ly/cgm-ptb – (46) 3220-5300
PITANGA: rebrand.ly/cgm-pit – (42) 3646-8300
PONTA GROSSA: rebrand.ly/cgm-ptg – (42) 3219-5400
TELÊMACO BORBA: rebrand.ly/cgm-tel – (42) 3271-3700
TOLEDO: rebrand.ly/cgm-tol – (45) 3379-7200
UMUARAMA: rebrand.ly/cgm-umu – (44) 3621-8600
UNIÃO DA VITÓRIA: rebrand.ly/cgm-uva – (42) 3521-1800
WENCESLAU BRAZ: rebrand.ly/cgm-wnc – (44) 3621-8600.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
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