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Família de Ayrton Senna ganha réplica de F1 da Renault com homenagem ao piloto

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Thiago Ventura

Família de Ayrton Senna ganha réplica de F1 da Renault com homenagem ao piloto

Obra do artista plástico Waldemar Marangoni é feita em tamanho real e exibe de um lado carro está pintado o brasileiro Ayrton Senna e de outro o francês Alain Prost

O Instituto Renault doou uma réplica em tamanho real de um carro de F1 para a família Senna. A escultura foi customizada pelo artista plástico Waldemar Marangoni. De um lado do carro está pintado o brasileiro Ayrton Senna e de outro o francês Alain Prost.

Durante os três dias do Grande Prêmio do Brasil, em 2018, aconteceu a ação “Arte&Velocidade”, com exposição de esculturas customizadas de carros de Fórmula 1, que foram leiloadas pela Renault. Todo o valor arrecadado foi revertido para a instituição Casa do Zezinho, parceira do Instituto Renault. Foram leiloadas 19 esculturas customizadas pelos grafiteiros Binho Ribeiro, Seba Tapajós, Presto, Chivitz e Minhau, pelo artista plástico Alan Mosca, pelo estilista Alexandre Iódice, entre outros. O projeto foi idealizado pelo Sciacco Studio e Adhemar Cabral.

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“A ligação da Renault com o Ayrton Senna é muito antiga e forte. Para nós, é uma honra fazer essa entrega a família Senna, que assim com o Instituto Renault transforma vidas com sua atuação há 26 anos com o Instituto Ayrton Senna”, afirma Caique Ferreira, vice-presidente do Instituto Renault e diretor de comunicação da Renault do Brasil.

Bianca Senna, CEO de Senna Brands, destaca a importância da homenagem a seu tio, Ayrton Senna. “Esta doação nos enche de orgulho, até pelo fato do Ayrton ter conquistado sua primeira vitória na F1 com um motor Renault, no GP de Portugal de 1985 com a equipe Lotus. É claro que a pandemia impediu nossos planos de fazer uma exibição da escultura neste momento, mas vamos planejar com carinho para que ela possa também ser vista pelos fãs em algum momento no futuro em alguma ação de Senna Brands”, diz Bianca.

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Fonte: IG CARROS

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Obrigatoriedade do ESP em todos os carros brasileiros é adiada para 2024

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Sistema ESP
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Sistema ESP evita que o carro derrape em mudanças em mudanças repentinas de direção ou em pisos escorregadios


Quem esperava ver em breve os controles eletrônicos de tração e estabilidade em todos os carros vendidos no Brasil, agora terá que esperar mais um pouco. Atendendo ao pedido dos fabricantes de veículos, o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) adiou de 1º de janeiro de 2022 para 1º de janeiro de 2024 a obrigatoridade dos sistemas de segurança em todos os carros de passeio fabricados no País.


O adiamento está na Resolução nº 799 do órgão, que foi publicada no Diário Oficial da União no último dia 27 de outubro. Pelo texto, a adoção do pacote eletrônico, também conhecido por siglas como ESC e ESP , passa a ser feita de maneira escalonada nos carros de passeio, com 50% da produção passando a incorporar a tecnologia já em 1º de janeiro de 2023. No caso dos veículos comerciais, o prazo final passou de janeiro de 2023 para janeiro de 2025.

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“O adiamento dos prazos de instalação de alguns novos itens de segurança, sugerido pela Anfavea, foi compreendido pelos conselheiros do Contran como inevitável, dado o atraso no cronograma de desenvolvimentos, testes, homologações e treinamentos provocado pela pandemia do novo coronavírus”, destacou em nota a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Ainda segundo o comunicado da associação que reúne as montadoras, “mesmo com a retomada dos trabalhos após uma paralisação no auge da quarentena, o ritmo ainda vem sendo afetado pelos protocolos sanitários nas fábricas, laboratórios e campos e provas, e também pelo afastamento de profissionais de grupos de risco ou reduções de jornada provocadas pela MP 936”.

Não foi adiado apenas o ESP

DRL
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Além do ESP, o DLR, ou a luz diurna de posição também teve a obrigatoriedade adiada em um ano, para 2024

Vale destacar que o equipamento segue sendo obrigatório novos projetos de automóveis lançados no Brasil desde janeiro deste ano. Também não há impeditivo para que os fabricantes se antecipem à implantação do equipamento em toda a sua linha de produtos.

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Outro ponto a ser destacado é que o sistema de controle eletrônico de establidade (ESP) não é tão simples de ser instaldo, uma vez que exige que o modelo venha com a última geração dos freios ABS , o que alguns modelos feitos no Brasil ainda não têm. Portanto, torna-se necessário mudar toda a arquitetura eletrônica dos carros.

Além do ESP , a resolução mexe também com os prazos limite para a adoção das DRL (luzes de circulação diurnas) e para a adoção de novas normas de proteção para os ocupantes em impactos laterais em todos os veículos comercializados no Brasil, que passam de janeiro de 2023 para janeiro de 2024.

Fonte: IG CARROS

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