Estadual

Exposições e evento literário são opções culturais no feriado

Publicados

em

Exposições, encontro literário e uma visita guiada ao Palácio Iguaçu podem fazer parte do roteiro de quem vai aproveitar o feriado da Proclamação da República em Curitiba. Os espaços culturais da Secretaria de Estado da Comunicação Social e da Cultura terão horários especiais de visitação nesta sexta-feira (15), com exceção do Centro Juvenil de Artes Plásticas (Cejap).

Um dos destaques são as visitas guiadas no Palácio Iguaçu. O público conhecerá diversas obras de arte que compõem o acervo da sede do Executivo estadual e espaços como o Salão Nobre e a Sala dos Governadores. Confira os detalhes AQUI.

COTIDIANO LEITOR – O projeto Cotidiano Leitor promove este ano a primeira Festa Literária, que acontece de 15 a 17 de novembro no Museu Oscar Niemeyer (MON). São três dias de atividades gratuitas, entre contação de histórias, oficinas artísticas, rodas de leituras e diálogos com grandes escritores e ilustradores do cenário nacional.

No dia 15 de novembro, às 16h, a escritora Marina Colasanti e a poeta, atriz, jornalista e cantora Elisa Lucinda participam da roda de conversa “Escrita feminina: lugar de escuta e lugar de fala”, no Auditório Poty Lazzarotto.

No sábado (16), o diálogo será com os premiados ilustradores Odilon Moraes e Roger Mello, com a temática “Discursos da imagem na literatura infantil brasileira”. No domingo (17), os escritores Daniel Munduruku e Cidinha da Silva falam sobre “Literatura afro-brasileira e indígena”.

Leia Também:  Governador destaca evolução das obras na Ponte da Integração

EXPOSIÇÕES – Além do evento literário, o Museu Oscar Niemeyer conta com as mostras Spider (Aranha), da artista francesa Louise Bourgeois, e Declaração de Princípios, que reúne trabalhos recentes e inéditos do artista paranaense Geraldo Leão.

Também estão em cartaz “África, mãe de todos nós: conexão entre mundos”, que reúne uma significativa coleção de máscaras africanas, e “Ásia: a terra, os homens, os deuses”, com uma seleção de 200 peças vindas de mais de dez países do continente. O MON fica na Rua Marechal Hermes, 999 e abre das 10h às 18h.

No Museu de Arte Contemporânea do Paraná (MAC-PR), que está funcionando temporariamente nas salas 8 e 9 do MON por conta da reforma da sua sede no Centro, o visitante pode ver a mostra “Pequenos gestos, memórias disruptivas”, resultado da intensa pesquisa feita pela curadora Fabrícia Jordão no rico e diverso acervo da instituição, que hoje reúne em torno de 1,8 mil obras.

BIENAL – No Museu Paranaense, a novidade são as exposições que fazem parte da 14ª Bienal de Curitiba: “Animalis Imaginibvs”, de Mauro Espíndola com curadoria de Adolfo Montejo Navas, e a mostra coletiva “Além da Ética”, que tem curadoria de Massimo Scaringella. São trabalhos de 17 artistas, entre brasileiros e estrangeiros, apresentando seus olhares acerca dos mais diversos temas.

Além disso, o museu conta com uma série de exposições históricas, como Ocupação do território paranaense, Dinheiro e Honraria: o acervo de numismática do Museu Paranaense, Imigração no Paraná, Igrejas ucranianas no Paraná, entre outras. Localizado no Centro Histórico (Rua Kellers, 289), o museu abrirá das 10h às 16h.

Leia Também:  Neste fim de semana o plantão da Agência Estadual de Notícias atende pelo telefone (41) 99105-0156

No Museu da Imagem e do Som do Paraná (MIS-PR) estão em cartaz “Exposição 6 x 6 Horizontes PR”, que também faz parte da 14ª Bienal de Curitiba. Com curadoria de Eliane Prolik, reúne artistas do Paraná de diversas linguagens e poéticas. O visitante também tem acesso à coleção tridimensional do MIS-PR, composta por rádios, radiolas, toca-discos, moviolas, câmeras fotográficas e projetores. As visitas são das 10h às 16h, na Rua Barão do Rio Branco, 395.

HISTÓRIA – Vivenciar o cotidiano do artista norueguês Alfredo Andersen será a experiência dos visitantes no Museu Casa Alfredo Andersen. O espaço exibe parte do acervo do pintor, além de objetos e documentos da escola-ateliê. O local fica na Mateus Leme, 336 e funciona das 10h às 16h.

No Museu do Expedicionário, o acervo de fotografias, mapas, documentos, peças, ilustrações, filmes e livros retrata a participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Segunda Guerra Mundial. O espaço estará aberto das 10h às 12h e das 14h às 14h e está localizado na Praça do Expedicionário.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Estadual

Paraná soma 88.978 diagnósticos e 2.319 óbitos pela Covid-19

Publicados

em

Por


.

A Secretaria de Estado da Saúde informa que o Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL), responsável pelo armazenamento de resultados de exames laboratoriais, continua instável.

Neste sábado e domingo (8 e 9) a Secretaria registrou 1.063 novos casos e 75 óbitos pela Covid-19 no Paraná. O Estado soma agora 88.978 casos e 2.319 óbitos em decorrência da doença. Tão logo o sistema se normalize, as informações serão restabelecidas. Os dados são preliminares e sujeitos a alterações.

INTERNADOS – Neste domingo, 995 pacientes com diagnóstico confirmado de Covid-19 estão internados. Do total, 765 estão em leitos SUS (375 em UTI e 390 em enfermaria) e 230 em leitos da rede particular (99 em UTI e 131 em leitos enfermaria).

Há outros 910 pacientes internados, 454 em UTI e 456 em enfermaria, que aguardam resultados de exames. Eles estão nas redes públicas e particulares e são considerados casos suspeitos de infecção pelo vírus Sars-CoV-2.

ÓBITOS – Os 75 falecimentos relatados neste informe são de 38 homens e 37 mulheres, com idades entre 29 e 92 anos. Um paciente morreu em 11 de julho, outro em 31 de julho e os demais entre os dias 3 e 9 de agosto.

Leia Também:  Neste fim de semana o plantão da Agência Estadual de Notícias atende pelo telefone (41) 99105-0156

Os pacientes residiam em Curitiba (30), Campo Largo (4), Colombo (4), Campo Mourão (3), Arapongas (2), Fazenda Rio Grande (2), Pato Branco (2), Ponta Grossa (2), São José dos Pinhais (2), Toledo (2). Há um caso confirmado em cada município de Almirante Tamandaré, Barbosa Ferraz, Braganey, Cambira, Capanema, Cascavel, Diamante D’Oeste, Foz do Iguaçu, Guaraniaçu, Guaratuba, Mandirituba, Mariluz, Nova Prata do Iguaçu, Ortigueira, Pitanga, Ramilândia, Rebouças, Salto do Lontra, Santa Mariana, Telêmaco Borba, Umuarama e União da Vitória.

FORA DO PARANÁ – O monitoramento da Secretaria da Saúde registra 988 casos de residentes de fora. Vinte e seis pessoas foram a óbito.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo