Estadual

Estado disponibiliza material pedagógico aos municípios

Publicados

em

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte desenvolveu materiais pedagógicos para estudo e planejamento voltados para professores que atuam na educação infantil e  nos anos iniciais do Ensino Fundamental das redes municipais. A distribuição do material é parte das ações de cooperação previstas no âmbito do programa Educa Juntos, lançado em setembro do ano passado. 

Os materiais já estão disponíveis para download no site da secretaria para todos os profissionais da educação. Para acessar, clique no http://www.educacao.pr.gov.br/PlanejamentoMunicipios

Segundo o diretor de Educação, Raph Gomes Alves, os materiais foram desenvolvidos pela Secretaria com contribuições dos Núcleos Regionais de Educação, da União Nacional dos Dirigentes Municipais da Educação (Undime) e Municípios.

Trata-se de um conjunto de sugestões de materiais formativos que podem ser utilizados na integralidade ou parcialmente pelas escolas municipais, a partir de orientação das secretarias municipais de Educação.

“O material – pautado na construção coletiva – traz indicações de como a escola pode conduzir o planejamento inicial focando no diagnóstico da escola, revisão do plano de ação, discussão do referencial curricular do Paraná e planejamento do nivelamento da aprendizagem dos estudantes a ser feita no início do ano letivo”, diz o diretor. 

Leia Também:  Maiores cidades do Paraná apresentam queda de homicídios dolosos

ESTUDO E PLANEJAMENTO – O período para estudo e planejamento é voltado para a preparação dos planos de aula e ações pedagógicas a serem desenvolvidas no semestre ou trimestre letivo. 

O material utilizado nessas atividades, das quais participam todos os professores, pedagogos e profissionais de apoio das escolas municipais, foi pensado para abordar tanto a formação teórica quanto situações práticas vivenciadas pelos professores, considerando as especificidades da rede municipal. 

Dividido em dois dias de trabalho, o material para o primeiro dia de estudos foca na análise dos resultados das avaliações diagnósticas promovidas em 2019 em parceria entre o Estado e os municípios (Prova Paraná e Avaliação de Fluência) e na proposição de ações baseadas nos resultados obtidos. 

Já o material para o segundo dia foi desenvolvido a partir das necessidades apontadas pelos municípios relacionadas ao Referencial Curricular do Paraná e a como aplicar essas diretrizes no dia a dia em sala de aula.

EDUCA JUNTOS – O programa é uma  iniciativa da Secretaria estadual da Educação para apoiar os municípios e melhorar os índices de aprendizagem e alfabetização dos estudantes paranaenses desde a educação infantil.

Leia Também:  Cultura divulga resultado da Análise Prévia do Profice

A proposta é ampliar o suporte técnico e pedagógico e promover ações colaborativas entre Estado e municípios para garantir o ensino de qualidade nas redes municipais de ensino. O Governo do Estado vai investir R$ 100 milhões no programa ao longo de três anos.

Essa é a primeira vez que o Estado dará suporte pedagógico aos municípios, com a oferta de formação continuada aos professores, de materiais didáticos para alfabetização e disponibilização da Prova Paraná para avaliar os estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Estadual

Rede Família Solidária já recebe doações

Publicados

em

.

A Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho começou a receber nesta segunda-feira (05) doações de alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza e cobertores que serão repassados pela Rede Família Solidária a entidades beneficentes prioritárias. Somente neste primeiro dia as doações somam uma tonelada. A ação faz parte das medidas adotadas em função da Covid-19.

“Fazemos um apelo às empresas e pessoas físicas para que enviem doações. Os mais humildes são os mais necessitados e a secretaria está de mangas arregaçadas, com servidores e jovens voluntários, fazendo esse trabalho de arrecadação”, explicou Leprevost.

Em parceria com a Paróquia São Braz, foi aberto o Centro de Recebimento de Doações (CRD), local que concentrará as arrecadações em grande quantidade. Depois, todo o material será direcionado para as entidades cadastradas no Nota Paraná ou no aplicativo Paraná Solidário.

Outras entidades que não possuem cadastro podem se inscrever na página da Rede Família Solidária no Facebook, informando o CNPJ.

Também é aceita a colaboração de Voluntários Digitais para divulgar as ações da rede e conseguir doadores. Basta entrar na página da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (http://www.justica.pr.gov.br), ou no Facebook Rede Família Solidária, copiar as matérias relacionadas e direcionar aos amigos.

Leia Também:  Cultura divulga resultado da Análise Prévia do Profice

A Rede Família Solidária foi criada pela Secretaria da Justiça, Família e Trabalho para dar suporte ao Departamento de Assistência Social no atendimento a entidades que acolhem crianças, adolescentes, famílias e deficientes em vulnerabilidade social e pessoal.

COMO DOAR – Os interessados podem fazer a doação diretamente pelo CRD/Paróquia São Braz, na Rua Antônio Escorsin, 1840, em Curitiba, das 12h às 17h. Outra opção é doar pela internet, por meio da página da Rede Família Solidária, em que também é possível cadastrar novas entidades.

Doações de pequenas quantidades podem ser feitas pelo aplicativo Paraná Solidário, disponível gratuitamente no APP Store e Google Play.

BOA AÇÃO – O empresário e corretor de seguros Cristiano Romagnolli ficou sabendo pela internet da possibilidade de fazer uma boa ação e doou álcool 70% líquido, um dos itens prioritários, e também alimentos não perecíveis, como arroz e feijão, que também são essenciais. “A gente sabe que toda e qualquer doação é importante. Isso também é um incentivo para que outros empresários e amigos doem. Queremos fomentar essa boa ação de modo que todos entrem nessa corrente do bem e possam ajudar quem mais precisa”, disse Cristiano.

Leia Também:  Soluções da Celepar ajudam no combate ao coronavírus

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo