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5 cuidados para tomar com as promoções para viagens pós-pandemia

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A baixa no movimento do mercado de turismo por conta da pandemia do novo coronavírus resultou em diversas promoções de pacotes oferecidos por companhias aéreas e empresas de hospedagem, mas é preciso ter calma e tomar cuidado com a empolgação ao se deparar com essas promoções.


mulher no aeroporto
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Considere a instabilidade do momento em que vivemos antes de investir em uma viagem nos próximos meses

Para que você não caia em roubadas, o iG Turismo separou algumas dicas para te ajudar a entender se as promoções são confiáveis e se valem o investimento.

Considere a possível falência de empresas de turismo

Segundo dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), 82 mil brasileiros foram demitidos nos últimos meses. Algumas empresas de voos e hospedagem estão sendo diretamente afetadas pela crise e correm risco de irem à falência. Portanto, lembre-se de considerar que o dinheiro gasto agora, mesmo que reduzido por conta de promoções, pode ser perdido.

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Pesquise bem sobre viagens internacionais

Se o plano de viajar na pós-pandemia é sair do país, planeje a viagem para o segundo semestre de 2021 e se mantenha atualizado sobre o seu destino. Como ele está sendo afetado pela pandemia? Como está a política de entrada para brasileiros nesse país? Vale a pena o gasto a mais por conta da alta do dólar e do euro?

Viagens nacionais são mais certas nesse momento

As empresas do ramo, como a CVC, projetam a volta de viagens domésticas para esse segundo semestre de 2020. A maioria dos pacotes oferecidos são para depois de outubro, para pessoas que ficaram em isolamento durante meses e querem aproveitar os últimos feriados do ano. 

Se informe sobre o reembolso

Ao comprar ou até cotar passagens e reservas de hotéis, se informe com as empresas sobre a política de reembolso. Muitas estão optando pela política de remarcação por enquanto, pense no quanto isso vale a pena para a sua realidade.

Confira se as promoções são confiáveis

Por fim, fique atento para não cair em nenhum tipo de golpe. Cheque o histórico do site onde viu as promoções e de todas as empresas envolvidas. Pesquise os nomes das companhias no site Reclame Aqui! e sempre busque uma forma de conversar com alguém da empresa por telefone.

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Fonte: IG Turismo

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Turismo

Principais problemas enfrentados pelos turistas nessa pandemia e como encará-los

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Não há dúvidas que um dos setores mais afetados pela pandemia do novo coronavírus é o de turismo. Viagens foram canceladas em todo o mundo, fronteiras foram fechadas e países ainda restringem a entrada de brasileiros e estrangeiros. Com isso, quem ainda sonhava com aquela viagem esse ano teve problema. 

pandemia
Pixabay

Quais os principais problemas enfrentados pelos turistas nessa pandemia?



Muitos tentaram adiar ou cancelar suas viagens e passagem e esbarraram em burocracia. Para evitar mais dores de cabeça, conversamos com a advogada Natália Brotto, mestranda em Direito dos Negócios pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas – FGV e especialista em Direito Constitucional pela Academia Brasileira de Direito Constitucional (ABDConst), que fala como agir diante dos problemas mais comuns enfrentados pelos turistas nessa pandemia.




Não sei se vou conseguir viajar, se tudo estará bem até o momento do embarque, e agora?

O primeiro passo, segundo a advogada, é o consumidor encontrar uma maneira de negociar com o agente ou operadora aérea. Comunicação clara é fundamental nesse momento. 

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“Diante de um cenário de total incerteza, tendo em vista que a qualquer momento o Estado pode emitir um novo decreto determinando um lockdown, quem havia planejado uma viagem ou comprado passagem aérea deve tentar manter contato com a prestadora de serviços para obter informações sobre o destino, possíveis fechamentos, dentre outras medidas”, ressalta a especialista.

Quero cancelar a passagem, como eu faço?

Por não saber quando será seguro viajar novamente e tentando tomar todos os cuidados possíveis para não pegar o novo coronavírus, muitos turistas estão cancelando suas passagens e viagem.

A advogada explica que, com o intuito de ajustar medidas emergenciais para a aviação civil, foi emitada uma Medida Provisória nº 925/2020, estipulando prazos e regras para o reembolso do valor relativo à compra de passagens aéreas.

“Em síntese, a MP publicada em 18 de março deste ano, estipula que os passageiros que decidirem adiar a sua viagem em razão do novo coronavírus ficarão isentos da cobrança de qualquer multa contratual, caso aceitem um crédito para a compra de uma nova passagem, que deve ser feita no prazo de 12 meses contados da data do voo contratado”, observa a advogada.  

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Vale ressaltar estão abarcadas nessa MP somente as passagens compradas até o dia 31 de dezembro de 2020.

Cancelaram minha viagem e não querem devolver o dinheiro

Se sua próxima viagem for cancelada, você tem o total direito de ser reembolsado. Nátalia Brotto afirma que o primeiro passo a ser tomado é que você negocie com a operadora para chegarem a um acordo que se justo para as duas partes.

“Veja outro exemplo para reforçar esse aspecto: o caso de certas ocorrências da natureza, tais como chuvas, tempestades ou furacões, no caso do transportador aéreo. Ainda que o transporte aéreo seja afetado por esse tipo de evento climático, o transportador não pode deixar de indenizar os passageiros que sofreram danos porque o fenômeno é integrante típico do risco daquele negócio.”, explica a especialista.

E caso a agência área não queira devolver o dinheiro, ou entrar em algum acordo, o turista tem o direito de recorrer ao judiciário. E se ganhar a causa, ele pode ganhar entre 20 a 40 salários mínimos do agente ou da agência.


Fonte: IG Turismo

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