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Veja 5 modelos que saíram de linha este ano

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Apesar de 2019 ter sido um ano positivo para a indústria, muitos carros não conseguiram passar por ele. O mercado muda, e pode ser bem cruel se a sua proposta não estiver alinhada com as novas práticas de consumo do público. Partindo disso, a reportagem do iG Carros elenca o obituário do ano de 2019, contendo os principais modelos que deixaram as concessionárias neste período. Acompanhe a lista dos modelos que saíram de linha.

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1 – Ford Fiesta

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Ka e EcoSport foram transferidos para Camaçari (BA). O Fiesta ficou em SBC, e morreu junto com a fábrica

Ainda em fevereiro, a Ford anunciou o fechamento de sua fábrica em São Bernardo do Campo (SP), encerrando a produção dos caminhões e do único automóvel do complexo: o Fiesta. Aos poucos, as últimas unidades do hatch compacto que fez tanto sucesso foram deixando as concessionárias – até não serem mais encontradas.

Lançado na Europa em 1976, o Ford Fiesta chegou ao Brasil apenas em 1995 (em sua terceira geração). Importado da Espanha, se destacou pelo conjunto mecânico modernizado, que contava com injeção eletrônica e módulo eletrônico. O Fiesta morreu com motor 1.6 de 128 cv e 16 kgfm de torque.

Ao mesmo tempo, a Ford interrompeu a produção do Ford Focus na Argentina. Os empregados da fábrica de Pacheco chegaram a fazer um protesto contra o atual presidente argentino, Mauricio Macri, que continuará no cargo até dezembro para, então, dar lugar a Alberto Fernández.

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2 – Peugeot 308 e 408

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Fim da linha para o Peugeot 308, que deixou o mercado em uma categoria decadente

Aparentemente, a bruxa estava solta em fevereiro. Após terem menos de 1 mil unidades vendidas em 2018, a dupla 308 e 408 da Peugeot também rodou. O hatch nunca havia sido referência de best-seller e sofreu com o encolhimento do segmento. Já o sedã não resistiu à modernização dos rivais, como Corolla, Civic e Jetta.

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Apesar do fraco desempenho nas vendas, os modelos morreram com motor 1.6 THP de 173 cv e 24 kgfm de torque, aliado ao câmbio automático de seis velocidades. O hatch era capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 8,3 segundos, mostrando-se muito espertinho para quem curte comportamento mais esportivo.

3 – VW Golf Variant

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A VW Golf Variant deixou a linha da marca alemã para não ser canibalizada pelo T-Cross

Falar do fim da Golf Variant dá um aperto no coração dos puristas, mas o modelo também não sobreviveu em 2019. Além da baixa nas vendas de peruas, a marca alemã analisou que o modelo importado do México poderia ter suas vendas canibalizadas pelo T-Cross nacional. Portanto, antes de lançar o SUV no Brasil, a VW parou de importar a Variant.

No passado, a Volkswagen já foi referência em peruas (com Passat Variant, SpaceFox, Parati e Jetta Variant). O objetivo para a próxima década é repetir o feito com os SUVs. Além de T-Cross e Tiguan, o mercado brasileiro ainda receberá outros três utilitários esportivos até 2023. Descanse em paz, linha Variant.

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4 – Citroën C4 Picasso e Grand Picasso

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Monovolumes? Nada disso! A nova estratégia da Citroën no Brasil terá foco total em SUVs

Quando o Citroën C5 Aircross foi aprovado pela PSA do Brasil para 2020, a linha Picasso e Grand Picasso já não faria mais sentido. Os monovolumes – que eram importados da Espanha – tiveram suas vendas interrompidas, com o início da estratégia de oferecer SUVs como carros familiares na próxima década.

Abaixo do capô, as minivans integravam o mesmo motor 1.6 THP de 165 cv de potência e 24,5 kgfm de torque, com câmbio automático de seis velocidades. Apesar da quantidade de equipamentos e espaço interno, suas vendas sempre foram muito sofríveis na categoria; ao longo de 2018, foram apenas 290 unidades comercializadas (ou 24 emplacamentos mensais).

5 – Kia Picanto GT

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O Kia Picanto GT Line trazia um pacote de estilo interessante. Apenas 100 unidades dessa linha vieram ao Brasil

Muitas pessoas nem perceberam que o Kia Picanto deixou de ser importado do México em 2019. De acordo com o presidente da Kia, Luiz Gandini, a alta no dólar deixou o modelo inviável para o Brasil. O último lote foi de apenas 100 carros, mostrando que o compacto já estava perdendo fôlego.

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A alta do dólar também contribuiu para o fim dos planos de importar o Kia Rio , que foi mostrado no Salão do Automóvel do ano passado. A moeda americana estava na faixa dos R$ 3,87 em dezembro de 2018, mas durante a publicação desta matéria, já está precificada em R$ 4,18. O Picanto veio a óbito com motor 1.0 de três cilindros capaz de desenvolver 80 cv de potência e 9,8 kgfm de torque.

Fonte: IG CARROS
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Nissan Frontier 2020 chega às lojas com novas cores e acessórios

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Nissan Frontier ganha mais opções de acessórios para modernizar e ajudar na praticidade

A Nissan Frontier chega a 2020 com novidades no visual. As versões S, Attack e XE ganham rodas com novos desenhos. A topo de linha LE passa a contar com protetor de caçamba, moldura lateral e adesivos 4×4 na parte traseira. Outra novidade da versão mais completa são os frisos laterais das portas. Como se não bastasse, ganha, de série, o sistema para pagamento automático por adesivo Sem Parar. Os preços começam em R$ 140.900, na versão S com câmbio manual, e vão até R$ 197.990 na opção de topo.

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Para os clientes da Nissan Frontier 2020, existem duas opções de planos para o Sem Parar: ‘Cidade’ (mensais de R$ 13,41 a partir do 13º mês para pagamentos de estacionamentos, lava-rápidos, drive thru e abastecimentos ou R$ 14,90 se incluir pedágios) e ‘Todo Lugar’ (R$ 25,11 a partir do quinto mês para todos os serviços, somente o débito para abastecimento não estará disponível).

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Vale lembrar que, recentemente, a Frontier recebeu uma lista de acessórios para incrementar principalmente as versões mais básicas. Entre eles, um novo rádio (R$ 418) e uma central multimídia de 6,8 polegadas (R$ 2.090). O primeiro é 1 DIN, com conexão Bluetooth, microfone interno, entradas USB e auxiliar, e rádio AM/FM. Enquanto o segundo é 2 DIN, com Android Auto e Apple CarPlay, Google Maps e Waze instalados e tocador de CD/DVD. Além disso, oferece, por R$ 221, o sistema tilt-down para os retrovisores elétricos.

Versões, dados e acessórios

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Apesar dos itens adicionais, segue a mesma picape de 2019, rival de Hilux, L200, Ranger e S10

A picape japonesa é vendida em quatro versões. São elas a S 4×4, Attack 4×4, XE 4×4 e LE 4×4. Em sua configuração mais completa, vem com Visão 360º, teto solar, e itens como o sistema multimídia A-IVI. Este conta com oito polegadas e conectividade Android Auto e Apple Carplay. Além disso, traz sistema Isofix e seis airbags, com opções de câmbio manual e automático.

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O motor diesel 2.3 equipa todas as versões, mas pode ter um ou dois turbocompressores, que elevam a potência de 160 cv e 41 kgfm na versão S aos 190 cv e 45,9 kgfm nas demais. Segundo o Inmetro, o utilitário tem consumo de 9,3 km/l (cidade) e 10,2 km/l (rodovias) para o motor de 160 cv e 8,9 km/l e 10,1 km/l com 190 cv.

Entre outras especificações da picape diesel , tem 1005 kg de capacidade de carga, 750 kg de reboque sem freio, 2965 kg de reboque com freio, 1054 litros de espaço na caçamba e 230 mm de vão livre em relação ao solo para o motor mais fraco, além de 1.040 kg de capacidade de carga, 750 kg de reboque sem freio, 2885 kg de reboque com freio, 1.054 litros de espaço na caçamba e 230 mm de vão livre em relação ao solo para a Nissan Frontier com o motor mais forte.

Fonte: IG CARROS
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