Estadual

Governo e população discutem obra em Castro

Publicados

em

A obra do Contorno Norte de Castro foi tema de uma audiência pública presencial na tarde de quarta-feira (12) no auditório da Câmara de Vereadores da cidade. O evento, promovido pela Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística e o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), contou com a presença de cerca de 120 pessoas, que conheceram detalhes do projeto e tiraram dúvidas sobre a obra, que fará a ligação entre as rodovias PR-090 e PR-151.

O trecho terá cerca de 15,6 quilômetros e está orçado em aproximadamente R$ 112 milhões. Quando ficar pronto, o Contorno vai desviar o tráfego pesado da cidade e trazer mais segurança para moradores e motoristas que circulam na região. A obra faz parte do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná e conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID).

TRANSPARÊNCIA – De acordo com o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, a construção do Contorno Norte de Castro é um sonho antigo da população e, por isso, é preciso dar transparência a todo o processo que envolve o projeto e a licitação da obra. “Sem dúvida é uma obra muito aguardada para a população. Momentos como esta consulta pública são importantes para que o Governo do Estado, as lideranças regionais e a população de Castro se reúnam para discutir a melhor maneira de tirar mais essa obra do papel”, afirmou.

Leia Também:  Porto de Paranaguá recebe certidão negativa de débitos municipais

Para a presidente da Câmara Municipal, vereadora Fátima Castro, os recursos que serão aplicados na construção do Contorno trazem desenvolvimento para a cidade e atraem mais empresas para a região. “É um orgulho sediar esse tipo de evento, pelo qual a população é chamada para ser ouvida e ter suas dúvidas esclarecidas, principalmente em relação aos investimentos”, disse. “Somos gratos ao Governo do Estado por ter um olhar diferenciado a Castro. Estou otimista com os recursos que serão aplicados aqui no nosso município”, afirmou.

A Consulta iniciou com uma explicação a respeito do Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes e do funcionamento das políticas operacionais do BID. Em seguida, os técnicos do DER/PR apresentaram o projeto de construção do Contorno, expondo os trechos que serão afetados e as principais intervenções que já foram planejadas. A população presente pôde fazer questionamentos e tirar dúvidas sobre o projeto.

“Faço um balanço bastante positivo desta consulta. Foi possível esclarecer alguns pontos do projeto com a população e mostrar que a Secretaria segue trabalhando firme na remodelação de toda nossa malha rodoviária”, acrescentou Sandro Alex.

Leia Também:  Teatro Guaíra divulga últimas apresentações de 2019

EM ANDAMENTO – Atualmente, estão em andamento as obras de construção do Acesso ao Contorno Norte de Castro, na PR-090. A obra tem 2,7 quilômetros de extensão e a previsão de término é para junho. A Consulta Pública a respeito desse trecho foi realizada em Castro em maio de 2017.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Estadual

Saúde reforça equipe para combate à dengue em Barbosa Ferraz

Publicados

em

A Secretaria de Estado da Saúde autorizou um reforço emergencial para os trabalhos de combate à dengue em Barbosa Ferraz. Já são quase mil casos confirmados da doença no município, que pertence à 11ª Regional de Saúde de Campo Mourão. O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, esteve no sábado (22) na cidade para debater as ações que serão realizadas para eliminar os criadouros do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Além de ampliação do trabalho de campo, com a remoção mecânica de possíveis focos, em conjunto com agentes comunitários e agentes de endemias do município e do Estado, o arrastão técnico será ampliado com equipes de outras regionais de saúde. “Temos conjugados esforços no auxílio aos municípios, porque o momento exige efetividade neste combate”, disse Beto Preto.

O secretário da Saúde informou que o Estado fará um aporte financeiro de R$ 5 milhões aos municípios em epidemia para auxiliar na aquisição de insumos clínicos e na estrutura de atendimento hospitalar e ambulatorial.

Leia Também:  Paraná vai expandir produção do fio da seda

AÇÕES – Orientações de manejo clínico também deverão acontecer nos próximos dias, garantindo o reforço na capacitação dos profissionais, sob coordenação da Secretaria da Saúde.

A força-tarefa em Barbosa Ferraz, segundo o secretário, vai auxiliar na redução dos focos e, consequentemente, o número de casos de dengue no município deve cair, assim como aconteceu em Nova Cantu. “Onde intensificamos o trabalho, já tivemos redução no número de notificações. É importante que a população em geral e os profissionais de saúde estejam engajados, uma vez que quase 90% dos criadouros são removíveis”, alertou.

A limpeza das galerias pluviais, por parte da Sanepar, é outra medida que será adotada. Com possíveis entulhos ou material orgânico acumulado, o local acaba sendo um ambiente propício para a proliferação do mosquito.

 “Estamos preocupados com a dengue no Paraná. É uma doença que mata. Temos perdido vidas. Estamos diante do sorotipo dois do vírus. Os paranaenses não têm imunidade a ele. Dengue é uma doença que podemos prevenir. Por isso, é importante a ajuda de todos”, reforçou Beto Preto.

Leia Também:  Paraná participa de reunião nacional sobre coronavírus

 

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo