Estadual

Celepar aproxima idosos a suas famílias com tecnologia

Publicados

em

.

Com a pandemia do novo coronavírus batendo à porta no Paraná e atingindo outros estados com a obrigatoriedade das pessoas acima de 60 anos se isolarem em casa, surgem outros problemas, como o afastamento da família. De uma hora para outra a terceira idade deixou de receber visitas, amigos e familiares.

Mas essa realidade está sendo bem diferente para Teresinha Capra Carvalho que, aos 85 anos se inscreveu no curso de smartphone, oferecido pela Celepar. “Eu consegui aprender e ganhei até diploma. Não imagina minha alegria. Moro sozinha e estou encantada com o YouTube. Posso ver o mundo pelo meu telefone”, disse.

Já para Marley Almendro Siqueira, de 60 anos, a solidão do isolamento deu lugar a conversas longas com a família usando as redes sociais e aplicativos de mensagens. “No curso da Celepar aprendi a usar as redes sociais e agora consigo conversar com os amigos e familiares. Nesses tempos difíceis com o novo coronavírus, mesmo isolada a tristeza fica de lado e o celular é um passatempo para mim”.

Leia Também:  Polícia Civil prende suspeitos de fraudar licitações públicas

O curso já formou mais de oito mil idosos desde 2016 e durante um dia inteiro eles aprendem a baixar aplicativos, criar e-mail, entrar na rede social, conversar com os amigos por aplicativos de mensagens, abrir páginas da internet e tudo isso em um ambiente descontraído e com a transmissão de conhecimento dos colaboradores da Celepar.

Ao final do curso cada participante recebe certificado, ingressa e se integra com o universo digital, como o caso da Cecília de Lima Carvalho. “Adorei o curso, os professores são excelentes e dedicados, são momentos maravilhosos onde aprendo a mexer no telefone e também faço muitas amizades. Esses dias de curso são como se fosse uma terapia. Agradeço pela oportunidade de participar”.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Estadual

Paraná desenvolve EaD para atender estudantes da rede estadual

Publicados

em

.

O Governo do Estado está estruturando um sistema de Educação a Distância (EaD) para atender os estudantes da rede estadual enquanto perdurar a pandemia do coronavírus. A iniciativa teve ampla aceitação do Conselho Estadual de Educação (CEE), que aprovou a medida por 17 votos a favor e apenas um contrário.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte está desenvolvendo a plataforma, que deverá ser apresentada na próxima semana. Assim, os cerca de 1 milhão de alunos da rede não terão seu processo de ensino e aprendizagem prejudicado devido ao momento delicado pelo qual o país passa.

Segundo a secretaria, o Estado está adotando dados técnicos e científicos em relação à propagação do novo coronavírus e os colégios só serão reabertos quando a situação for considerada segura pelas autoridades sanitárias.

PROTAGONISMO – Em webconferência realizada nesta quinta-feira (2), o secretário Renato Feder destacou que o professor será o protagonista nesse novo processo que está em elaboração. A ideia é gravar as videoaulas exclusivamente com docentes da rede estadual.

A solução em desenvolvimento vai permitir que haja interação entre estudantes e docentes. O professor terá liberdade para enviar materiais de estudo e links que ajudem a complementar o conteúdo e também poderão definir atividades extras a serem realizadas pelos alunos.

Leia Também:  Polícia Civil prende suspeitos de fraudar licitações públicas

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo