Estadual

Adapar repassa material para colaborar com testes de Covid-19

Publicados

em

.

A Agência de Defesa Agropecuária do Paraná (Adapar) repassou nesta semana 13 mil swabs estéreis para o Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen-PR) para auxiliar nos diagnósticos e vigilância da Covid-19 pela Secretaria de Estado da Saúde. Os swabs são hastes de plástico com algodão nas extremidades, utilizadas na coleta de material para análise e estavam armazenados no Laboratório Oficial da Adapar, que executa as ações apoio à defesa agropecuária e realiza aproximadamente 100 mil exames por ano.

Uma equipe da Secretaria de Estado da Saúde retirou o material nesta quinta-feira (26) com todos os cuidados necessários para evitar contaminação. “Temos sempre um estoque regulador para as atividades necessárias e, devido à urgência no setor da saúde pública com a pandemia do novo coronavírus, apoiamos o repasse para o Lacen”, disse gerente de Laboratórios da Adapar, Rodrigo Gibrail Okar.

Para manter a quantidade elevada de processamento dos exames do Lacen, receber insumos como este é essencial, segundo a diretora técnica do Lacen, Irina Riediger. “Recebemos os swabs com muita alegria, tendo em vista que esse material é crucial para a coleta de amostras e não está mais disponível no mercado. Com essa doação, conseguimos ter lastro para garantir a coleta de mais pacientes”.

Leia Também:  Decreto institui Delegacia da Mulher de Arapongas

O material encaminhado faz parte do estoque regulador necessário para os trabalhos da Gerência de Saúde Animal que, neste caso, utiliza para investigação de doenças como a Influenza Aviária e Doença de New Castle em território paranaense. “Este material repassado não compromete as atividades de vigilância da Adapar neste momento”, explica o gerente de Saúde Animal, Rafael Gonçalves Dias.

Para o diretor-presidente Otamir Cesar Martins, o repasse demonstra a preocupação dos profissionais da Adapar com ações além da Defesa Agropecuária. “Por considerar que estamos todos em guerra contra o coronavírus e que o repasse desse material não prejudica as atividades da Agência, que usemos então para salvar as vidas das pessoas”.

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Propaganda

Estadual

Paraná desenvolve EaD para atender estudantes da rede estadual

Publicados

em

.

O Governo do Estado está estruturando um sistema de Educação a Distância (EaD) para atender os estudantes da rede estadual enquanto perdurar a pandemia do coronavírus. A iniciativa teve ampla aceitação do Conselho Estadual de Educação (CEE), que aprovou a medida por 17 votos a favor e apenas um contrário.

A Secretaria de Estado da Educação e do Esporte está desenvolvendo a plataforma, que deverá ser apresentada na próxima semana. Assim, os cerca de 1 milhão de alunos da rede não terão seu processo de ensino e aprendizagem prejudicado devido ao momento delicado pelo qual o país passa.

Segundo a secretaria, o Estado está adotando dados técnicos e científicos em relação à propagação do novo coronavírus e os colégios só serão reabertos quando a situação for considerada segura pelas autoridades sanitárias.

PROTAGONISMO – Em webconferência realizada nesta quinta-feira (2), o secretário Renato Feder destacou que o professor será o protagonista nesse novo processo que está em elaboração. A ideia é gravar as videoaulas exclusivamente com docentes da rede estadual.

A solução em desenvolvimento vai permitir que haja interação entre estudantes e docentes. O professor terá liberdade para enviar materiais de estudo e links que ajudem a complementar o conteúdo e também poderão definir atividades extras a serem realizadas pelos alunos.

Leia Também:  Paranaguá faz manobra especial com navio de carga

Saiba mais sobre o trabalho do Governo do Estado em:
http:///www.facebook.com/governoparana e www.pr.gov.br

COMENTE ABAIXO:
Continue lendo